Notícias

Artinclusão e Direito no Cárcere serão apresentados para oito Instituições Europeias!

De 15 a 21.01.19, oito Universidades da Península Ibérica, nas cidades de: Lisboa, Leiria, Porto, Coimbra, Aveiro e Sevilha receberão o evento itinerante “Na Trilha dos Direitos Humanos no Cárcere”, envolvendo: conferências, oficinas e exposições de pinturas e fotografias, dos Projetos: Artinclusão (nas suas interfaces: IPF e Limitação de Fim de Semana, ambos promovidos pela SUSEPE, com apoio VEPMA) e do Direito no Cárcere – Galeria E1/Cadeia Pública, mantido por voluntários e recursos advindos de Jornal Estado de Direito.

Ambos projetos laureados, com diversos artigos publicados e documentários, comprovando a eficácia de seus métodos de ressocialização, ética e cidadania através da arte, de cunho profissionalizante e gerador de renda. São ininterruptos:

  • Artinclusão no IPF – Av. Bento Gonçalves, 2.850, com internos que cometeram delitos em surto, em tratamento psiquiátrico, com privação de liberdade, com oficinas e exposição permanentes (150 obras em pronta entrega, com verba integral aos autores), em 04 e 11.01, das 9h às 11h; – Artinclusão no Limitação de Fim de Semana – Fundação Maria Tavares – Av. Teresópolis, 2.380, com egressos do Sistema Penitenciário ou com delitos que não atingem a privação de liberdade, num formato inédito no Brasil, com alto índice de recuperação, com a Exposição “Arte Além dos Limites” e oficinas em 05 e 12.01, das 9h às 11h.
  • Direito no Cárcere – realizado há mais sete anos na Galeria E1, da Cadeia Pública de Porto Alegre (Presídio Central), com apenados em tratamento de dependência química, contendo um dos primeiros corredores de artes plásticas do Brasil, resultado de doações e da realização de oficinas de pintura com a parceria do Artinclusão. A prática que dá visibilidade aos apenados está montando o cronograma de ações voluntárias que vão de exibição de filmes, apresentações musicais e teatrais, bem como, realização de saraus poéticos e literários.

 

Universidades de outros países já estão se comunicando conosco, interessadas em receber o evento, muito por conta da divulgação prévia, aos países de Língua Portuguesa, o que deverá ocorrer no segundo semestre de 2019! Interessados em nos auxiliar a difundir este acontecimento inédito, que propõe um novo olhar da arte, ética e encarceramento, com visita aos Projetos, antes de nossa viagem, favor contatar, com antecedência: 99986.6250, com Aloizio Pedersen – Artista Plástico, Professor, Arterapeuta, Ativista Social e Idealizador do Artinclusão e 99913.1398, com Carmela Grüne – Jornalista, Advogada, Escritora, Ativista Social e Idealizadora do Direito no Cárcere.

Comente

Comentários

  • (will not be published)

Comente e compartilhe