STF: Entidades do Sistema S não são obrigadas a realizar concurso público.

O plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STF) foi unânime ao determinar que nenhuma entidade pertencente ao Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, entre outras) é obrigada a realizar concurso público. A decisão tem repercussão geral, ou seja, as cerca de 57 seleções suspensas porque aguardavam decisão sobre o tema já podem ser retomadas.

A decisão foi proferida no julgamento de um recurso extraordinário proposto pelo Ministério Público do Trabalho contra um acórdão do Tribunal Superior do Trabalho. O órgão havia defendido que os empregados dessas entidades deveriam ser contratados por processos seletivos objetivos e impessoais, já que arrecadam contribuições parafiscais de recolhimento obrigatório caracterizadas como dinheiro público.

Contudo, o ministro Teori Zavascki, relator do caso, afirmou que o Sistema S é patrocinado por recursosdo setor produtivo beneficiado, com autonomia administrativa. E que, apesar de praticarem atividades privadas de interesse coletivo e possuir regime de colaboração com o Poder Público, têm patrimônio e receitas próprias.

Controvérsias

No último dia 10 de setembro, o CorreioWeb noticiou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reforçou que as entidades integrantes do Sistema “S” devem realizar concurso público para contratação de funcionários.

No documento, o MPT pede a aplicação dos princípios constitucionais do art. 37 da Constituição Federal, relativos à obrigatoriedade de concurso público para o ingresso de empregados no Serviço Social de Transporte (Sest). De acordo com a PGR, embora o Sistema “S” não seja “tradicionalmente enquadrado como parte da Administração Pública, é obrigado a observar os princípios e regras que a embasam”. Já que recebe recursos públicos de arrecadação patronal compulsória, criada e recolhida na forma da legislação federal e sob fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU). O procurador ressalta que, desta forma, as entidades que compõem o sistema são igualadas a autarquias federais.

Fonte: http://boainformacao.com.br/

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter