Nota de pesar pelo falecimento de José “Pepe” Mujica

Com profundo pesar, o Jornal Estado de Direito lamenta o falecimento de José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, ex-presidente do Uruguai, ocorrido em 13 de maio de 2025, aos 89 anos. Sua vida foi um testemunho de coerência ética, humildade, humanidade e compromisso inabalável com a justiça social, a dignidade humana e o Estado Democrático de Direito.

Mujica representou, para toda a América Latina, a possibilidade de fazer política com simplicidade, verdade e coragem. Ex-guerrilheiro tupamaro, prisioneiro político por mais de uma década e, posteriormente, chefe de Estado, ele transformou a dor em esperança e o poder em serviço. Seu mandato presidencial (2010–2015) foi marcado por reformas históricas em prol da igualdade, como a legalização do aborto, da maconha e do casamento homoafetivo, sempre com atenção aos mais vulneráveis.

“O Jornal Estado de Direito reconhece em Mujica uma fonte contínua de inspiração, cuja luta incansável por uma democracia real e participativa, defesa dos direitos sociais e reflexões críticas ao capitalismo ecoam em suas palavras e ações.”

Entre suas muitas falas memoráveis, uma sintetiza seu compromisso com a democracia plural e o espírito que também nos guia:

“É fácil ter respeito por aqueles que pensam como nós. Difícil é aprender a conviver e respeitar quem pensa diferente. Isso é democracia.”
— José Mujica (O Globo, 2025)

O legado permanece vivo e pulsante em cada movimento social, em cada ato de resistência, em cada gesto de solidariedade. Que sua vida continue a inspirar aqueles e aquelas que se dedicam à construção de um mundo mais justo, sensível e democrático.

Descanse em paz, Mujica.

Porto Alegre, 13 de maio de 2025
Carmela Grüne

Jornal Estado de Direito — 20 anos de luta e resistência democrática

Picture of Estado de direito

Estado de direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter