Estado apura fraudes em ações judiciais de medicamentos

Foto: A2 Fotografia / Alexandre Carvalho

Foto: A2 Fotografia / Alexandre Carvalho

O Governo do Estado de São Paulo deu um importante passo para apurar eventuais desvios e fraudes nas ações judiciais contra a Secretaria de Estado da Saúde. Nesta segunda-feira (7), o governador Geraldo Alckmin participou da assinatura de um acordo de parceria nesse sentido entre a pasta da Saúde e o Ministério Público estadual.

“Hoje estamos celebrando com o Ministério Público do Estado de São Paulo uma boa parceria na questão da judicialidade da saúde. É importante porque hoje é preciso ter um apoio técnico, pois nem o promotor e nem o juiz têm conhecimento da área médica. São decisões difíceis e a gente percebe um volume de ações muito grande, não só nas áreas mais pobres, mas também nas regiões mais ricas; o que acaba representando, por exemplo, em R$ 1,2 bilhão, que é retirado por ano da saúde e de outras áreas, em alguns casos injustificados e até de fraudes já comprovadas”, disse o governador.

O acesso às informações das ações judiciais será feito por intermédio de um sistema informatizado, o S-CODES, desenvolvido pela Secretaria da Saúde. O sistema possibilita o acompanhamento das ações judiciais referente a medicamentos, insumos, terapias e procedimentos, por promotores designados pelo procurador-geral do Estado.

A Secretaria da Saúde também informará ao Ministério Público casos de infrações legais, bem como as providências eventualmente tomadas com a finalidade de ajudar na investigação e adoção de medidas cabíveis para  punir os responsáveis, quer sejam prestadores públicos ou privados.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a pasta cumpre atualmente o atendimento de cerca de 53 mil determinações judiciais. Desde 2010, a secretaria foi alvo de 90 mil ações judiciais para entrega de medicamentos, materiais e outros itens. Para o governador, a apuração de eventuais fraudes e desvios vai beneficiar duplamente a população. “Primeiro aqueles que efetivamente necessitam, e segundo para evitar abusos. E esse dinheiro será utilizado em benefício de todos e da área da saúde”, completou Alckmin.

 

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter