Coluna Democracia e Política
Se você deseja se tornar um colunista do site Estado de Direito, entre em contato através do e-mail contato@estadodedireito.com.br
A importância da construção do Memorial do OP
Doutor em Educação pela UFRGS, Chefe da Ação Educativa da Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, autor de Educação e Poder Legislativo (Aedos Editora) e articulista no Jornal O Estado de Direito, o professor Jorge Barcellos realizará a palestra “o Memorial do Orçamento Participativo” no 1º Seminário do Orçamento Participativo. Promoção da Câmara Municipal de Porto Alegre, através do gabinete do Vereador Adeli Sell, o seminário tem como objetivos apresentar a evolução do OP como política pública de engajamento social, reconhecer a importância internacional do OP e a necessidade pública de preservação de sua narrativa, além de sugerir formas e instrumentos públicos com participação da sociedade para a sua preservação.
Jorge Barcellos abordará em sua conferência a importância da construção do Memorial do OP. Para o articulista da coluna Democracia e Política, o OP está incrustado na história política recente da cidade. “Não tem explicação o fato de que a cidade que serviu de referência para o OP no mundo, não tenha um centro de referência para acolher pesquisadores e prestar informações sobre esta experiência. Mas como fazer este museu? Que linhas adotar? Que metodologia apresentar? Que objetos preservar?” temas que serão objeto da sua intervenção. Barcellos parte da alusão da existência, em tramitação no legislativo, do projeto de autoria do Vereador Cassio Trogildo “É uma iniciativa notável que precisa ser mais valorizada, ser discutida com o Sistema de Museus, com o Conselho do Orçamento Participativo e toda cidade”, sentencia. A palestra do Prof. Jorge Barcellos ocorrer no dia 19, a partir das 16 horas no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. Inscrições no link: http://bit.ly/2r8IZcz
Programação:
19 de maio – Plenário Ana Terra (Av. Loureiro da Silva, 255)
8h30h-9h00 – Credenciamento
9h00 – 11h00
Cultura, patrimônio e Orçamento Participativo: o que queremos preservar.
O reconhecimento da história do OP como patrimônio imaterial da capital. Pesquisadores e expoentes do OP dão seu depoimento sobre seu nascimento e primeiros anos e desenvolvimento.
Coordenador de Mesa: Adeli Sell
Painelistas:
- 27 anos de Orçamento Participativo. Prof. Dr. Luciano Fedozzi. PPG Sociologia UFRGS
- As experiências de democracia participativa no Rio Grande do Sul. Dr. Tarson Nunes – Pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS)
- Participação Popular no OP – A região metropolitana – Marcelo Kunranth da Silva PPG Sociologia UFRGS
- Como fizemos o OP. Olívio Dutra – Ex-prefeito de Porto Alegre
14h00- 16h00
O Orçamento Participativo em seu desenvolvimento
A narrativa do OP analisada a partir de dois recortes temporais: do seu surgimento à mudança de administração.
Apresentação dos fatores determinantes para o seu desenvolvimento histórico
Coordenação de Mesa: Adeli Sell
Painelistas:
- Repercussão internacional do OP. Rodrigo R. Rangel. Coordenador do ObservaPOA
- Movimento Social no OP de Porto Alegre – Fernando Nogueira
- OP de Porto Alegre 25 anos – Poti Silveira Campos – autor livro de OP de PoA, 25 anos
Paulo Silva – Ex- Coordenador do OP
16h00-18h00
Perspectiva do Orçamento Participativo de Porto Alegre:
Experiências de intervenção e projeto de ação para o futuro do OP. Ações que colocam o OP como necessidade de política pública.
Painelistas:
- Um projeto para o Memorial do OP. Dr. Jorge Barcellos. Chefe da Ação Educativa do Memorial da CMPA
- O OP de Porto Alegre hoje – Carlos Siegle – Secretário Adjunto da secretaria de Relações Institucionais
- Orçamentos Participativos nas Cidades Gaúchas – Prof. Dr. Alfredo Gugliano
- O futuro do OP. Vereador Adeli Sell