Participação popular na administração pública brasileira (parte 6)

Coluna Direito Público em Debate

Se você deseja se tornar um colunista do site Estado de Direito, entre em contato através do e-mail contato@estadodedireito.com.br
Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

PODER LOCAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: REFLEXÕES ACERCA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NO DIREITO BRASILEIRO

LOCAL POWER AND POPULAR PARTICIPATION IN PUBLIC ADMINISTRATION: REFLECTIONS ABOUT THE MUNICIPAL CONCILS IN BRAZILIAN LAW

 

Considerações Finais

Conclui-se que a doutrina especializada acerta quando aponta o espaço local como ideal para o desenvolvimento de iniciativas que tenham por escopo a criação de laços maiores de comprometimento social. Dessa forma, é para com a localidade que os cidadãos mantêm um vínculo maior e mais apertado de afinidade. É aí onde eles vivem, convivem e relacionam-se. Como resultado dessa proximidade, percebe-se que as ações que tenham como referencial primeiro o poder local obtêm maiores possibilidades de êxito, desde que respeitem as peculiaridades e nuances locais.

Dentro desse contexto, existem medidas que conseguem maior êxito ainda, já que congregam a vontade popular, por meio de fóruns de debate. No caso dos conselhos municipais, vê-se que grande é o êxito encontrado, porque é um meio simples de organização social. Trata-se de uma prática de gestão pública compartida que se prolifera pelo país, sendo tal proliferação resultado de uma mudança ainda tímida, tanto no perfil da administração pública como da sociedade, que vem deixando de lado sua postura de mera espectadora das decisões administrativas, tornando-se detentora de uma cidadania ativa, participativa.

Assim, assistimos a uma crescente participação social nos espaços dos conselhos municipais, que se dá, como dito, pelo sentimento de pertença dos cidadãos para com o município, bem como pela verificação, pelos cidadãos, do aumento da eficiência e efetividade das políticas sociais setoriais, pois, por estarem próximos da sociedade, os conselhos municipais captam mais facilmente os problemas sociais nas esferas privadas e os transmitem para a cena pública.

Espera-se que as experiências dos conselhos municipais sejam o ponto de partida para a proliferação de práxis de gestão pública compartida em todos os níveis, para que, finalmente, se efetive o Estado Democrático de Direito proclamado pela nossa Constituição Federal.

Referências

ALCÂNTARA, Lúcio. Poder local: gestão municipal. Brasília: [s.n.], 2001.
ALLEBRANDT, Sérgio Luís. A participação da sociedade na gestão pública local e na produção das políticas: a atuação dos conselhos municipais de Ijuí – RS, de 1989 a 2000. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.
ALMEIDA, Fernanda Dias Menezes de. Competências na Constituição de 1988. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituiçao_Compilado.htm. Acesso em 10 jun. 2009.
_____.Lei n.º 9.709, de 18 de novembro de 1998. Regulamenta a execução do disposto nos incisos I, II e III do art. 14 da Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9709.htm. Acesso em: 10 jun. 2009.
_____. Ministério das Cidades. Conselho das Cidades. Resolução n.? 13, de 16 de junho de 2004. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programas-urbanos/legislacao/planodiretor/Resolucao.ConCidades.n13.pdf. Acesso em: 29 jul. 2009.
_____._____. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programasurbanos/legislacao/plano-diretor/Resolucao.ConCidades.n25.pdf. Acesso em: 29 jul. 2009.
CÔRTES, Soraya Vargas. Viabilizando a Participação em Conselhos de Política Pública Municipais: arcabouço institucional, organização do movimento popular e policy communities. In: HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo. (Orgs.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2007.
Costa, Marli M. M. da O Espaço Público e a Formação de redes de Gestão Local para a implementação de Políticas de proteção a infância. In: REIS, Jorge Renato dos; LEAL, Rogério Gesta. Direitos Sociais e Políticas Públicas : Desafios Contemporâneos. Tomo 8. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
DOWBOR, Ladislau. A Reprodução Social. Descentralização e participação: novas tendências. Disponível em: http://www.dowbor.org/livros.asp. Acesso em: 29 jul. 2009.
______. Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local. Disponível em: http://dowbor.org/. Acesso em 09 de agosto de 2009. GÓMEZ, José Maria. Política e Democracia em tempos de globalização. Petrópolis: Vozes, 2000.
HABERMAS, Jüngen. Direito e democracia: entre facticidade e validade, volume II; tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HERMANY, Ricardo. (Re)Distutindo o espaço local: uma abordagem a partir do direito social de Gurvitch. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPR, 2007.
LEAL, Rogério Gesta. Esfera Pública e Participação Social: possíveis dimensões jurídico-políticas dos direitos civis de participação social no âmbito da gestão dos interesses públicos no Brasil. In: LEAL, Rogério Gesta (Coord.). A Administração pública compartida no Brasil e na Itália: reflexões preliminares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
_____. Estado, Administração Pública e Sociedade: novos paradigmas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
MORAIS, José Luis Bolzan de. Do Direito social aos interesses transidividuais: o Estado e o Direito na ordem contemporânea. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996.
NINO, Carlos Santiago. La Constitucion de la Democracia Deliberativa . Barcelona: Editorial Gedisa, S.A., 2003.
PERIUS, Vergílio Frederico. Cooperativismo e lei. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2001.
SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; AZEVEDO, Sergio. Democracia e gestão local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; AZEVEDO, Sergio (Orgs.). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil . Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2004.
TEIXEIRA, Elenaldo Celso. Conselhos de políticas Públicas: Efetivamente uma nova institucionalidade participativa? In: CARVALHO, Maria do Carmo A. A.; TEIXEIRA, Ana Cláudia C. (Orgs.). Conselhos Gestores de Políticas Públicas. São Paulo: Pólis, 2000.
TÓTORA, Silvana; CHAIA, Vera. Conselhos Municipais e a institucionalização da participação política: a Região metropolitana de São Paulo. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; AZEVEDO, Sergio (Orgs.). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil . Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2004.
VIEIRA, Liszt. Cidadania e controle social. In: PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; GRAU, Nuria Cunill (Orgs.). O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999.

 

 

* Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza – CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010 7284

 

Diego Marques Gonçalves é Articulista do Estado de Direito –  Doutorando em Desenvolvimento Regional pela UNISC. Mestre em direitos sociais e políticas públicas pela UNISC. Especialista em direito constitucional aplicado pela UNIFRA. Bacharel em direito pela URCAMP. Atualmente, é professor da Universidade da Região da Campanha, lecionando as disciplinas de Direito Civil III (Teoria Geral dos Contratos), Direito Civil IV (Contratos em Espécie), Direito Administrativo I e Direito Administrativo II. Dedica-se ao estudo do direito civil, na parte atinente ao direito obrigacional e ao direito contratual, bem como ao direito administrativo e constitucional, principalmente na parte atinente ao controle da administração pública e aos direitos dos servidores.
Bruna Zeni é Articulista do Estado de Direito – Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, na área de concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas, linha de pesquisa em Políticas Públicas de Inclusão Social. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC. Editora jurídica da Saraiva e Professora auxiliar da Universidade de Mogi das Cruzes.

 

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter