Nota da Diretoria do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público – IPEATRA POR OCASIÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE 2020

A luta da população negra por sobrevivência não terminou. Esta luta começou desde quando foram sequestrados na África para fins de escravização em diversos países, a maioria, trazidos ao Brasil.
Esta luta continua até os dias de hoje, quando em plena celebração do Dia da Consciência Negra, as notícias veiculam mais uma vez, a execução pública de um homem negro dentro de um supermercado. Mais um. Menos um!
Os números da violência mostram que no Brasil a população negra está submetida a um verdadeiro genocídio. Sao eles a maioria dos mortos em homicídios e a maioria dentre a população de encarcerados.
Neste dia 20 de novembro o IPEATRA vem à público exigir o fim da violência contra a população negra, o fim do racismo e da discriminação étnico-racial. Na oportunidade, o Instituto manifesta seu repúdio às milhares de execuções de homens, mulheres e crianças negras ocorridas no Brasil ao longo de uma vergonhosa história de desrespeito nãos direitos humanos mais básicos, assim como também repudia a execução do Sr. João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças que prestavam serviços nas dependências do supermercado Carrefour do bairro Passo D’Areia, Porto Alegre-RS, no dia 18/11/2020, e exige a investigação dos fatos, bem como a punição dos responsáveis na forma da lei vigente.

Margaret Matos de Carvalho
Presidenta
Marcelo José Ferlin D’Ambroso
Vice-Presidente
Mylene Ramos Seidl
Secretária de Apoio

Comentários

  • (will not be published)