funcionária de cinema ganha na Justiça adicional em salário, após limpar banheiro

Trabalhadora tinha sido contratada para orientar o público na saída dos filmes

Uma atendente da rede de cinemas Cinemark ganhou direito ao adicional de insalubridade em sua remuneração após a empresa ter recurso recusado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho).

A trabalhadora foi contratada como PAC (profissional de atendimento ao cliente) e tinha como função orientar o público no trajeto da saída após os filmes, controlar ingressos e fazer as limpezas das salas após as projeções.

Mas ela acabou ficando responsável também por limpar banheiros algumas vezes após as 15h, quando os funcionários da limpeza deixavam o local.

O Cinemark argumentou no processo que isso acontecia de forma eventual e que a funcionária recebia luvas e fazia uma limpeza apenas superficial, ao contrário dos faxineiros.

Já a Justiça concluiu que a funcionária ficava exposta a “agentes patológicos” e por isso possuía uma atividade insalubre. A decisão, informada no site do TST, foi unânime entre os ministros do tribunal e seguiu conclusões semelhantes de processos parecidos.

De acordo com o artigo 192 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40%, 20% e 10% do salário mínimo, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

O Cinemark foi procurado pelo R7 para comentar o caso, mas não havia dado resposta até a publicação desta reportagem.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter