26/02/2026 – Evento reflete sobre as LER/Dort em trabalhadores de empresas logísticas de entrega

Informações sobre o evento

Para todos verem: Faixa azul escura na parte superior da imagem, com texto em letras brancas: “Dia Internacional de Combate às LER/Dort”. Abaixo, faixa verde clara com texto em azul escuro: “O chão de fábrica das gigantes das entregas em casa”. Abaixo, em fundo azul claro e com letras azuis escuras, informações sobre o evento. No canto direito inferior, logomarca da Fundacentro e selo comemorativo dos 60 anos da instituição.

No dia 26 de fevereiro a Fundacentro realiza o evento alusivo ao Dia Internacional de Combate às LER/Dort. Com o tema “O chão de fábrica das gigantes das entregas em casa”, o seminário ocorre das 9h às 12h no auditório da Fundacentro, na rua Capote Valente, 710, em Pinheiros, São Paulo-SP.

Para participar presencialmente, inscreva-se pelo formulário que fica disponível até as 7h do dia do evento ou até esgotarem as vagas. Também é possível assistir ao vivo pelo canal da Fundacentro no YouTube. Para a participação virtual, não é necessário se inscrever.

Para receber certificado, os participantes presenciais devem assinar a lista de presença. Já a audiência on-line recebe o certificado somente se participar ao vivo e preencher a avaliação do evento utilizando a palavra-chave a ser divulgada durante a transmissão no dia do evento.

O público on-line poderá enviar perguntas através do formulário, que ficará aberto durante o período de transmissão do evento.

Coordenado por Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, o evento é gratuito e aberto a todos os interessados no tema: trabalhadores de diversos ramos econômicos, pessoas que estudam e atuam na área da saúde, direito, ciências sociais, sociologia do trabalho, estudantes.

LER/Dort e logística de entrega

Em 2026, o evento traz reflexões sobre os impactos das lesões por esforços repetitivos e dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort) em trabalhadores de empresas logísticas. Em ascensão no Brasil e no mundo, o setor concentra atividades com grande volume de trabalho pesado e repetitivo, com levantamento de cargas, movimentos contínuos e ritmos intensos.

Os impactos físicos e psíquicos sobre os trabalhadores se estendem para além do fim da jornada de trabalho, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar. “As LER/Dort continuam sendo um dos primeiros motivos de afastamento no trabalho e, sem a proteção social gerada pela flexibilização das plataformas tecnológicas de entrega, teremos cada vez mais trabalhadores lesionados”, destaca Remígio Todeschini, diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro.

O evento busca discutir experiências do chão de fábrica de grandes empresas de logística a partir da organização e luta dos trabalhadores, do poder público, dos pesquisadores e do atendimento de pessoas adoecidas.

Ao lado de Maria Maeno, participarão do evento Luci Praun, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paloma Breit, uma das organizadoras do Coletivo Trabalhadores Meli e mestranda em acessibilidade digital na Universidad de Barcelona, e Mateus Oliveira dos Santos, mestrando em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

.

Informações

Quando?

26 de fevereiro, das 9h às 12h

Onde?

Rua Capote Valente, 710, bairro de Pinheiros, São Paulo-SP

Acompanhe também pelo canal da Fundacentro no YouTube

Inscrições?

Apenas para participação presencial pelo formulário disponível até as 7h do dia do evento ou até esgotarem as vagas

Certificados?

Participantes presenciais: mediante assinatura da lista de presença.

Participantes on-line: se participar ao vivo e preencher a avaliação do evento utilizando a palavra-chave a ser divulgada durante a transmissão no dia do evento.

Dúvidas?

Acesse a página Dúvidas Frequentes Sobre Eventos

.

Fonte e Texto 

Karina Penariol Sanches – Fundacentro

Foto de Estado de direito

Estado de direito

Notícias + lidas

Leia também

Cadastra-se para
receber nossa newsletter