Especialização de Vara faz número de adoções aumentar no Ceará

O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza já registrou, em 2015, 18 adoções finalizadas e 22 em andamento, com guarda provisória concedida. Os números, relativos a pouco mais de seis meses, superaram os de 2014 e 2013, quando foram realizadas 17 e 14 adoções, respectivamente.

Segundo a chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos do Juizado, Gabriella Costa, o resultado ocorreu devido a especialização da 3ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, ocorrida em junho de 2014. Desde então, a unidade passou a ser responsável pelo julgamento somente de processos cíveis, como pedidos de guarda e tutela, ações de destituição do poder familiar e requerimentos de adoção.
Gabriella Costa explica que antes todas varas priorizavam julgamentos de atos infracionais cometidos com violência ou grave ameaça, uma vez que a criança e o adolescente não podem ficar mais de 45 dias internados provisoriamente. “Apesar das adoções e destituições de poder familiar terem prazo estipulado em lei, acabavam demorando muito mais. Hoje os processos de adoção estão tramitando dentro do prazo legal”, ressalta.

A especialização da Vara mudou também o perfil das crianças adotadas. Isso porque a rapidez fez com que os jovens sejam destituídos e disponibilizados para adoção com menor idade, a partir de um ano de vida (antes a maioria tinha entre três ou quatro anos anos de idade). “Pretendentes que esperavam há muito tempo, porque queriam um perfil de idade menor, estão sendo convocados”, observa a chefe do Setor de Cadastro.

Fonte: TJCE

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter