Cantareira registra chuva abaixo da média e déficit é de 9,4%

O Sistema Cantareira, maior manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, opera com deficit de 9,4%. Isso significa a necessidade de se repor 92,7 bilhões de litros para atingir a superfície do volume útil, água que fica acima das comportas.

Os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que é esperado para julho a captação de 50 milímetros (mm) de chuva. Ao longo de junho, a pluviometria chegou a 39,7 mm, o equivalente a 67,9% da média histórica para o período (58,5 mm).

Nesta quarta-feira (1º) o nível do Cantareira, caiu 0,1% em relação a ontem – 19,9% para 19,8% – já em decorrência da falta de chuva. Essa marca, que não leva em consideração o uso da reserva técnica – água que fica abaixo das comportas – é igual à registrada em 1º de junho e corresponde a um estoque de 194,8 bilhões de litros. Pela medição, que inclui o uso da reserva técnica, o nível está em 15,3% em relação à capacidade de operação.

Apesar de em junho não ter sido alcançado a média histórica de pluviometria, a quantidade foi superior a do mesmo período do ano passado quando choveu apenas 28,2% do previsto.

Nos cinco mananciais também administrados pela Sabesp, houve elevação apenas no Rio Claro, que passou de 71,7% para 71,8%. No Alto Tietê, o nível caiu de 20,6% para 20,5%; no Guarapiranga, de 75% para 74,9%; no Alto Cotia, de 63,6% para 63,4% e no Rio Grande, de 92% para 91,7%.

Fonte EBC

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter