África deve focar nos jovens e no empoderamento de mulheres e meninas, diz Guterres

 

Foto: pixabay

Foto: pixabay

A África deve se concentrar nos jovens, empoderar as mulheres e meninas e ser inovadora em alavancar recursos e financiar o desenvolvimento, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na segunda-feira (16) ao lançar a semana da África nas Nações Unidas.

“A semana da África foi criada para aumentar a conscientização e mobilizar apoio. Estou convencido de que, juntos, podemos enfrentar os desafios”, disse Guterres em suas declarações no evento inaugural ocorrido na sede da ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral disse que a comunidade internacional deve mudar a forma como olha para o continente africano.

“A África é a terra da resiliência e, acima de tudo, de oportunidades”, disse ele, ressaltando o recente progresso do continente em reduzir a pobreza, diversificar suas economias, construir uma classe média e cultivar o crescimento em uma variedade de setores.

Segundo Guterres, para impulsionar esse potencial, os jovens devem desempenhar um papel central, já que a África tem a população juvenil de mais rápido crescimento no mundo.

“Podemos ajudar a aproveitar ao máximo esse dividendo demográfico através de maiores investimentos em educação, especialmente em ciência e tecnologia, e garantindo a participação dos jovens no desenvolvimento econômico. As pessoas precisam de habilidades que combinem com as necessidades de hoje e de amanhã”, disse.

Empoderar as mulheres e meninas da África também é fundamental, uma vez que a desigualdade de gênero está custando dezenas de bilhões de dólares por ano à África Subsaariana, como em qualquer outro lugar no mundo.

Outro ponto crucial é ser inovador na alavancagem de recursos e financiamento para o desenvolvimento, incluindo uma reforma tributária pelos próprios países africanos e esforços internacionais para combater a evasão fiscal, a lavagem de dinheiro e os fluxos financeiros ilícitos que esgotaram a base de recursos do continente, acrescentou.

 

Fonte: ONU

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter