Notícias

Tribunal de Justiça realiza várias ações em prol do idoso no DF

Ao longo deste ano de 2015, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) empreende uma série de ações voltadas às pessoas idosas. O Tribunal realizará um mutirão de julgamentos, em data a ser confirmada, priorizando processos em que pessoas com 60 anos ou mais figurem como partes. Lançará, também, o selo Vara Amiga do Idoso, a ser concedido às varas que atendam a todos os requisitos de prioridade às pessoas idosas.

O Tribunal colocará à disposição da Central Judicial do Idoso (CJI) um ônibus para atendimento itinerante em várias localidades e disponibilizará um espaço mais amplo e confortável para receber os idosos. A Central é um projeto que reúne TJDFT, MPDFT e Defensoria Pública do DF.

Na próxima segunda-feira (15/6), a CJI realiza, por meio da Escola de Administração Judiciária do TJDFT – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, o Fórum de conscientização para enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no DF. O Fórum contará com a palestra Riscos de Violência contra a Pessoa Idosa e Estratégias de Proteção,  proferida pelo professor Vicente Faleiros, especialista em gerontologia. Na sequência, haverá uma mesa redonda composta pelas coordenadoras da Central. O evento celebra o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado na mesma data.

O Fórum terá início às 14 horas, no auditório Sepúlveda Pertence, que fica no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. O objetivo é promover a reflexão acerca das violações praticadas contra os maiores de 60 anos, com vistas a uma mudança na consciência das pessoas, pois, muitas vezes, os agressores são os próprios familiares.

O evento reunirá servidores do TJDFT, MPDFT, Defensoria Pública, Saúde Pública, Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), delegacias de polícia, Disque 100, Defensoria Pública da União, Secretaria do Idoso, Conselho dos Direitos do Idoso, universitários, professores, pesquisadores, representantes de instituições não governamentais, associações e grupos de idosos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, entre os dias 1º e 11/6, clicando aqui, ou seguindo as instruções disponibilizadas pela Escola de Administração do TJDFT

A Central Judicial do Idoso funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.

Fonte: CNJ

Tags: , , , ,

Comente

Comentários

  • (will not be published)

Comente e compartilhe