Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas começa nesta segunda-feira

A Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que começa nesta segunda-feira (27), terá, na capital paulista, caixas de presente espalhadas pela cidade, a fim de atrair o público e promover a conscientização sobre o tráfico de pessoas, a prevenção e a disseminação de informação sobre a temática.

A Gift Box ficará exposta em lugares de grande circulação, como shoppings, praças, escolas, universidades e até em ruas e avenidas. Como é uma caixa de presente, chama a atenção das pessoas. Quando aberta, apresenta uma realidade diferente daquela esperada, com imagens e relatos de vítimas de exploração sexual, trabalho escravo, servidão doméstica, além de casos de adoção ilegal de crianças e tráfico de órgãos.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do município, a sensação de falsa promessa causada pela caixa de presente no visitante é a mesma sentida pelas vítimas de tráfico. Por meio desse sentimento, o projeto pretende conscientizar a sociedade.

No Brasil, de acordo com o relatório do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, 1.735 pessoas foram vítimas de tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual, entre 2006 e 2011.

Sobre o tráfico internacional, as vítimas brasileiras se destinam à exploração sexual. De 475 vítimas identificadas pelo Ministério das Relações Exteriores, entre 2005 e 2011, em seus consulados e embaixadas, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo. Além disso, 42.664 trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo no Brasil entre os anos de 2003 e 2013, segundo a Comissão Pastoral da Terra.

No último dia 10, a Justiça Federal expediu mandados de busca e apreensão na sede do extinto orfanato Lar da Criança Menino Jesus, em São Paulo, e na residência de seus antigos administradores, devido a uma ação por tráfico de pessoas ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o MPF, os réus Guiomar e Franco Morselli aproveitaram-se da condição de dirigentes do orfanato “para praticar tráfico internacional de crianças com o intuito de promover adoções clandestinas”. A ação cobra dos réus pagamento de indenização por danos morais e materiais às crianças vítimas do tráfico e também por danos morais coletivos, pois a prática ilícita pode ter comprometido a credibilidade e reputação do país e dos brasileiros no exterior.

A abertura oficial da semana ocorre nesta segunda-feira (27), às 17h, em frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade. Durante a semana, alguns monumentos da cidade receberão iluminação azul, fazendo referência à campanha mundial sobre o tema Coração Azul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os locais estão o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, a Ponte das Bandeiras, a Biblioteca Mário de Andrade, a Estátua do Borba Gato e o Monumento às Bandeiras.

Fonte: EBC

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter