Seguridade aprova Dezembro Vermelho para lembrar enfrentamento do HIV/aids

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 592/15, apresentado pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Paulo Teixeira (PT-SP) e Jean Wyllys (Psol-RJ).

A proposta prevê a criação do chamado Dezembro Vermelho, para a realização anual de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, durante o mês de dezembro.

Entre as ações que pretende promover estão: a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; a promoção de palestras e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia; e a realização de eventos. Tudo em parcerias entre o poder público e organizações nacionais e internacionais que atuam na área, e seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento dessas enfermidades.

A deputada Erika Kokay ressaltou que essa será uma forma de intensificar as ações do dia 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, já tradicional no Brasil e criado pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). “Uma forma de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids”, disse.

O relator da proposta, deputado Odorico Monteiro (PT-CE), defendeu a proposta como forma de conscientização para o perigo das doenças sexualmente transmissíveis e como forma de gerar maior aceitação dos portadores do vírus HIV. “Já temos instituídos o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Com o advento do Dezembro Vermelho teremos todo um trimestre dedicado a atividades de conscientização e prevenção de enfermidades de grande relevância pública”, disse.

Tramitação 
A proposta será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter