Evento, que começou em 7 de agosto, será encerrado neste domingo; secretário-geral enviou mensagem de vídeo pedindo aos líderes internacionais que lutem por um mundo sem armas nucleares.
Este 9 de agosto marca os 80 anos do lançamento da bomba atômica contra a cidade de Nagasaki, no Japão. O ataque dos Estados Unidos ocorreu três dias após o país ter jogado a primeira bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima também no Japão.
Este aniversário coincide com a 11ª Conferência Geral de Prefeitos pela Paz, que começou em 7 de agosto, e termina neste domingo, em Nagasaki.
Ilusão de segurança
O secretário-geral da ONU, António Guterres, enviou uma mensagem de vídeo elogiando a dedicação dos prefeitos à paz global e defendendo um mundo sem armas nucleares, inspirado pelos hibakusha, como são chamados os sobreviventes da bomba atômica.

Ambos os ataques mataram pelo menos 213 mil pessoas reduzindo as cidades a ruínas em questões de segundos.
Para Guterres, as armas nucleares não têm razão de existir e apenas oferecem uma “ilusão de segurança”.
Ele disse que os líderes internacionais e os Estados devem se comprometer novamente com o desarmamento e encorajou líderes locais a seguir mobilizando suas comunidades especialmente os jovens para uma cultura de paz.
Honrar as vítimas com ação
A Conferência dos Prefeitos é realizada a cada quatro anos e abrigada por Hiroshima ou Nagasaki.

Guterres exaltou o exemplo dos sobreviventes da bomba atômica que transformaram o sofrimento num poderoso chamado pela paz.
Para o secretário-geral, a única garantia contra o uso de armas nucleares é a sua
eliminação total.
Segundo ele, é hora de honrar as vítimas dos ataques a bomba atômica com ação.
Fonte ONU