Em Minas Gerais, no dia 19 de setembro, representantes do organismo da ONU – especializado em infraestrutura e gestão de projetos – participaram de um workshop que abordou o potencial das parcerias público-privadas (PPPs) como mecanismo para a promoção do avanço da Agenda 2030.
O evento foi promovido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com quem o UNOPS tem um projeto cujo objetivo é fortalecer a estruturação de PPPs com um olhar para os ODS.
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) promoveu, ao lado da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), um workshop para discutir o papel das parcerias público-privadas (PPPs) para a promoção do avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Realizado na última quinta-feira, 19 de setembro, o evento contou, ainda, com o apoio da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
Na abertura do workshop, o diretor-presidente da Codemge, Sérgio Cabral, destacou que a estruturação de projetos de PPPs com essa perspectiva é uma forma de garantir uma melhor prestação de serviços públicos, com foco nas pessoas que mais precisam. A ideia foi reforçada pelo diretor de Projetos Estratégicos e Mineração da Companhia, Daniel Raemdonck. “Nossa obrigação não é só construir infraestrutura, hospital e escola. É pensar como isso afeta nosso município, nosso estado, e como podemos impactar social e economicamente a sociedade por meio dos projetos”, disse.
Ao longo do evento, o UNOPS abordou a importância da infraestrutura para o desenvolvimento sustentável, destacando como ela impacta aspectos ambientais e sociais – ainda mais significativos em um cenário de mudanças climáticas. O gerente de Projetos do UNOPS Bernardo Bahia, que é também especialista em PPPs, falou um pouco sobre a experiência do Escritório no tema, salientando que as parcerias com a iniciativa privada podem ser um caminho para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável.
“É preciso garantir que as PPPs sejam bem estruturadas e capazes de gerar benefícios para a totalidade da população, especialmente para grupos que vivem em condições de vulnerabilidade”, defendeu. A oficial de Gênero, Diversidade e Inclusão do UNOPS, Lívia Alen, também colaborou na atividade, explicitando a importância da incorporação de critérios e avaliações durante todo o ciclo de estruturação e contratação das parcerias.
O workshop integra as atividades que estão sendo realizadas no âmbito da parceria entre o UNOPS e a Codemge, firmada em abril deste ano. O acordo prevê duas frentes de atuação: a primeira para a incorporação e monitoramento de critérios de ODS e ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa); e a segunda para a estruturação de projetos de PPPs com essa perspectiva.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Codemge.
Fonte ONU Brasil