Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e Hospital de Câncer de Barretos recebem a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta quarta-feira (13), a solenidade anual da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT). Neste ano, três instituições foram agraciadas: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Hospital de Câncer de Barretos e o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho.

Outras 65 personalidades que contribuíram com a sociedade e com a Justiça do Trabalho também foram homenageadas. A comenda é concedida desde a década de 1970 em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Segundo o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a homenagem reconhece pessoas que, de alguma forma, contribuíram com a história da Justiça do Trabalho. “Enaltecemos hoje aqueles que tiveram uma importância, não só com o Direito do Trabalho, mas sobretudo com a Justiça do Trabalho e o direito social no Brasil”.

O vice-presidente do TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, lembrou que a premiação tem destacado a atuação de diversas instituições e personalidades há cinco décadas. “São pessoas que têm cumprido um papel importante no nosso país e de, alguma maneira, têm atuado no mundo do trabalho e defendido a valorização do trabalho humano”.

Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Vieira de Mello Filho, a comenda da OMJT já ultrapassou as barreiras da homenagem simbólica. “É uma forma de reconhecermos não só aqueles representantes do capital, mas também aqueles que, por meio de sua forma de trabalho, ajudam a construir nosso país e a desenvolver nossa economia”.

Justiça do Trabalho contribuiu

Em 2017, o Hospital de Câncer de Barretos, conhecido atualmente como Hospital de Amor, recebeu R$ 70 milhões para construir a unidade de Campinas, instalar um dos maiores centros de pesquisas do Brasil e equipar cinco carretas para realizar exames gratuitos de mamografia, papanicolau, tomografia e ressonância magnética pelo Brasil.

O acordo trabalhista que ajudou nas verbas, mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), foi firmado com as empresas Shell-Basf em um processo de dano moral coletivo movido pelo Ministério Público do Trabalho.

Por isso, o presidente da instituição, Henrique Prata, recebeu, com emoção, a homenagem do TST. “Temos muito orgulho dessa parceria de longa data com a Justiça do Trabalho e conseguimos desenvolver muitos projetos por meio desse apoio financeiro. Hoje, estou aqui para representar nossos oito mil colaboradores que trabalham com muito empenho e amor diariamente para salvar vidas”.

Música clássica para todos

Fundada em 1979 pelo maestro Claudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional faz apresentações semanais, de forma gratuita, com o objetivo de aproximar a música clássica da população do Distrito Federal. “Somos uma orquestra estatal e recebemos, com grande satisfação, essa homenagem pelo trabalho que desenvolvemos há 45 anos pela população do Brasil”, destaca o atual maestro, Cláudio Cohen.

Também foram homenageados na cerimônia desta quarta-feira (13) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães, além do jornalista Leonardo Sakamoto e o especialista em inovação e transformação digital Walter Longo.

Veja a lista completa dos agraciados.

Confira as fotos do evento no Flickr oficial do TST.

(Juliane Sacerdote/GS)

Fonte TST

Picture of Estado de direito

Estado de direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter