OIT saúda Cúpula do Futuro da ONU centrada na justiça social e no trabalho decente

NOVA YORK (Notícias OIT) – O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comemorou o resultado da Cúpula do Futuro das Nações Unidas, que enfatizou o papel fundamental da justiça social e do trabalho decente no enfrentamento dos desafios globais e na construção de um futuro sustentável.

A Cúpula, realizada sob o tema Soluções Multilaterais para um Amanhã Melhor, foi encerrada com a adoção de um amplo Pacto para o Futuro. O Pacto inclui 56 ações concretas para abordar questões globais urgentes e revitalizar o multilateralismo.

O diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, elogiou o foco da Cúpula na justiça social. “A justiça social por meio do trabalho decente deve ser a pedra angular de um sistema multilateral modernizado”, disse ele. “Os resultados da Cúpula fornecem uma base sólida para uma estrutura de governança global justa e inclusiva que alinha objetivos econômicos, sociais e ambientais.”

O Pacto para o Futuro tem como objetivo revigorar o multilateralismo e transformar a governança global para torná-los aptos a enfrentar os desafios atuais e futuros. Ele se compromete a acelerar o progresso na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, fortalecer a ação climática, reformar o Conselho de Segurança da ONU, avançar os esforços de desarmamento, promover o uso responsável de novas tecnologias, capacitar a juventude e reformar a arquitetura financeira internacional.

Na Cúpula, realizada na Sede das Nações Unidas, de 22 a 23 de setembro, as lideranças  também adotaram uma Declaração sobre Gerações Futuras histórica, com o compromisso de priorizar o bem-estar das gerações futuras ao promover o desenvolvimento sustentável, a paz e a equidade. A Cúpula endossou ainda um Pacto Digital Global, que delineia uma visão ousada para um “futuro digital inclusivo, aberto, sustentável, justo, seguro e protegido que beneficie a todas as pessoas”.

“O Pacto Digital Global apresenta uma oportunidade única de aproveitar a ciência e a tecnologia como impulsionadores da justiça social e do trabalho decente”, disse Houngbo. “As organizações de trabalhadores e de empregadores desempenharão um papel crucial na formação de uma governança global sólida para tecnologias digitais.”

declaração recente da OIT sobre a Cúpula do Futuro enfatizou a necessidade de colaboração aprimorada entre instituições multilaterais para abordar tendências globais que afetam o mundo do trabalho. Também enfatizou a importância de mobilizar recursos para enfrentar os principais desafios, particularmente no tocante à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Coalizão Global para a Justiça Social da OIT exemplifica esse compromisso renovado com a cooperação multilateral. Com mais de 300 parceiros, entre governos, organizações internacionais, bancos de desenvolvimento, academia, organizações de trabalhadores e de empregadores, essa Coalizão inovadora reúne uma ampla gama de partes interessadas para abordar questões trabalhistas globais e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Fonte OIT

Picture of Estado de direito

Estado de direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter