Judiciário e Legislativo atuam em prol do sistema prisional no RS

Conhecer a situação, os problemas e encaminhar soluções para os presídios do Rio Grande do Sul são objetivos da Subcomissão do Sistema Prisional Gaúcho, da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado. Para conhecer detalhes do que dispõe a legislação sobre as atribuições do Poder Judiciário no tema, o presidente do grupo de trabalho, deputado Jeferson Fernandes (PT), manteve audiência no dia 22 de julho com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo.

O desembargador Aquino elogiou a iniciativa, acrescentando que se trata de uma das prioridades do Judiciário. “Temos realizado trabalhos intensivos neste sentido, porque a situação é grave e merece o esforço de todos”, afirmou o magistrado. O desembargador também citou o projeto-piloto que introduz a audiência de custódia, que deverá ocorrer oficialmente no dia 30 de julho, com a presença em Porto Alegre do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Presidente do TJ lembrou, ainda, do esforço do Poder Judiciário para a implantação de presídios regionais como alternativa eficaz para desafogar as grandes casas prisionais, além de manter o apenado perto da família e de sua comunidade.

O deputado afirmou que a questão prisional conta com a solidariedade da maioria dos parlamentares da Assembleia Legislativa. Afirmou, ainda, que no documento entregue ao presidente do TJ consta solicitação para o encaminhamento de sugestões para aperfeiçoar as questões ligadas ao assunto.
Participaram ainda da audiência o juiz-corregedor Eduardo Ernesto Lucas Almada, que integra o grupo que desenvolveu a minuta de resolução do projeto-piloto para a realização das audiências de custódia, o juiz Sidinei Brzuska, Fiscalizador da Vara de Execuções Criminais nos Presídios, e Mauro Mello, assessor parlamentar do gabinete do Deputado Jeferson Fernandes.

Fonte: TJRS

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter