Impacto da greve na inflação é temporário, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, negou hoje (28) que a paralisação dos caminhoneiros possa apresentar impactos a longo prazo na inflação. Respondendo a perguntas de empresários no almoço promovido pelo grupo Lide, em um hotel da capital paulista, o presidente do BC acrescentou que, a paralisação também não deve influenciar na política monetária brasileira.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

“Acho que o impacto é temporário. O que importa para o Banco Central é o impacto dessa inflação ao longo do ano. Esses choques do dia a dia não são algo que influenciam na política monetária”, disse ele.

O presidente do BC foi questionado também sobre o preço do diesel e respondeu que não comenta “cada item sozinho”, mas que às vezes acontecem “choques para baixo ou para cima”, mas que o Banco Central trabalha para controlar a média dos preços.

Goldfajn disse também que o Banco Central não vai reagir de forma automática aos impactos do cenário internacional na economia brasileira e que vai atuar somente quando houver “impactos secundários”.

“Pode haver impacto do cenário externo na economia brasileira. Mas é preciso entender como funciona a política monetária com relação a esse choque externo. Primeiro: a política monetária não vai reagir de forma automática. Entendemos que os choques externos devem ser combatidos apenas para o impacto secundário”, disse ele, acrescentando que, por “impacto secundário” se entende não o impacto do cenário externo “nos preços diretamente afetados”, mas “se esses preços venham a contaminar os demais preços”.

Sobre a volatilidade do câmbio, Godfajn disse apenas que “faz parte da política” do Banco Central evitar excessos e a volatilidade. “Tudo isso faz parte da nossa política e continuamos a fazê-lo”.

 

Fonte: Agência Brasil

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter