A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na semana passada, nove emendas ao texto e duas ao anexo de metas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. As emendas foram relatadas pelo deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).
As emendas apresentadas focaram as missões de paz onde o Brasil atua – Haiti e Líbano – e a manutenção de recursos para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas no continente antártico. Também foram apresentadas emendas para aquisição de sistemas de artilharia antiaérea. “A solicitação de emendas ao Orçamento pelo cumprimento de compromissos já assumidos pelo Estado brasileiro é de fundamental importância para a estratégia nacional de defesa”, ressaltou Jarbas Vasconcelos.
A presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), destacou a “importância da Antártica e da cooperação internacional no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e, sobretudo, no papel que o Brasil pode ter nesse esforço científico”.
Requerimentos relacionados ao desenvolvimento de sementes de erva-mate geneticamente melhoradas para produção de massa foliar; a autorização de acesso, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ao projeto de pesquisa relacionado à mandioca em comunidades rurais de agricultores familiares do Mato Grosso; e à identificação botânica de variedades de mandioca usadas na região do Juruá, no Acre, também foram aprovados.
Fonte Agência Câmara Notícias