Direitos Humanos na adolescência serão debatidos no IX CLIOA

A nona edição do Congresso Latino-americano Interdisciplinar Orientado ao Adolescente (CLIOA) acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. O evento que tem foco multi, inter e transdisciplinar abrange as diversas esferas da vida do adolescente desde a saúde até a educação.

            O objetivo do Congresso é apresentar os estudos e propor discussões de teor inovador, educacional e conscientizador articulando diferentes áreas do conhecimento através de mesas redondas, conferências e apresentações orais. O evento – que acontecerá pela primeira vez no Brasil – contará também com apresentações artísticas de grupos culturais que tem projetos específicos para os jovens e adolescentes, como a ONG Canta Brasil de Canoas.

            Dentre as mesas redondas, destaca-se a mesa “Fortalezas e vulnerabilidades na adolescência” que tratará os direitos dos adolescentes, o tratamento especial que estes devem receber por estarem em uma fase de vulnerabilidade, os marcos legais estabelecidos e as mudanças nas políticas públicas necessárias para abrigar os jovens. A mesa terá a participação da socióloga e doutora em Direito, com especialização em direito criminal Profª Ana Paula Mottta Costa. Para a painelista “O objetivo dessa mesa é exatamente apontar os problemas enfrentados pelos adolescentes hoje, em razão de sua condição geracional e de etapa da vida que atravessam, mas em uma perspectiva dialógica com as potencialidade que apresentam.”, enfatizou Ana Paula.

            O IX CLIOA enfoca os direitos humanos na adolescência, além dos debates nessa esfera o evento premiará os pôsteres em sete linhas temáticas com troféus homenageando jovens e adolescentes que tiveram seus direitos violados, como o menino Bernardo Boldrini, representando a conscientização na luta pelos Direitos Humanos.

O Congresso, que contará com mais de 600 participantes, será um espaço aberto para estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação e doutorado assim como os professores e pesquisadores discutirem e refletirem sobre as problemáticas atuais do adolescente na América Latina. As inscrições podem ser feitas no site www.inf.ufrgs.br/clioa até o dia 3 de junho ou pessoalmente nos dias do evento, conforme o limite de lotação das salas.

O CLIOA 2015 tem a realização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Comissão do CLIOA – Presidente Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone, com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência – Fundatec.

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter