ABD lança livro “Cátedras” e empossa nova diretoria durante o XV COMBRADEC em Curitiba

Obra inaugural reúne história e vocação humanista da Academia Brasileira de Direito; professora Viviane Coelho Séllos Knoerr assume a presidência e destaca missão de difundir o saber jurídico com foco em transformação social

Na noite do ultimo dia  03/06 foi lançado na sede da Unicuritiba em Curitiba-PR, como parte da  programação do XV COMBRADEC,  em  espaço cultural da biblioteca da Universidade o livro “Cátedras” da Academia Brasileira de Direito.  O evento foi aberto pela  presidente da ABD Viviane Knoerr,  com agradecimento aos presentes, tendo destacado a importância dos diversos juristas presentes, em especial  os responsáveis pelo lançamento dos livros:

  • “Gestão Humanista e Humanidade”, do professor Nei Calderon;

  • “Imparcialidade Dinâmica”, da professora Luciana da Silva Paggiatto Camacho;

  • “Cátedras”, coordenado pelo presidente de honra da ABD, Fábio Capilé, e pela acadêmica Elizete Lanzoni Alves.

 

No evento estiveram presentes juristas reconhecidos mundialmente de países como o  México, Uruguai, Portugal e Estados Unidos além de diversos Estados do Brasil. Em apresentação a obra cátedras, Capilé enfatizou  que a ABD  tem como missão  a difusão da cultura jurídica do nosso país, e para isso,  fundou várias e várias academias no âmbito nacional, sendo que, a obra,  contempla não só o histórico de patronos  e membros, mas também agrega várias outras academias dos Estados, todas, em uma esforço conjunto de difundir o direito,  e buscar mecanismos de transformação social através do conhecimento dos seus membros. Ao final da programação,  foi aberta  a sessão de autógrafos, sendo esta, muito concorrida.

A professora e jurista Viviane Coelho Séllos Knoerr tomou  posse como Presidente da Academia Brasileira de Direito em um dos auditórios da Unicuritiba  em Curitiba-PR. A solenidade foi  prestigiada por  diversos juristas,  e  composta por discursos emocionantes no seu transcurso.

O então Presidente Fábio Capilé até então presidente da ABD, enfatizou os feitos ao longo da gestão, tendo apresentado ao público presente a  primeira obra impressa da ABD,  o livro “Cátedras”. Após procedeu com a transferência  da gestão a nova diretoria, tendo agradecido o trabalho  coletivo realizado pela sua  diretoria, que possibilitou a realização de grandes realizações ao  longo da gestão.

Ao fazer menção a nova Presidente eleita,  a comparou  as gotas do orvalho que, embora silenciosa no calar da note,  é  eficiente  ao regar a vegetação.

Com tal  simbologia, quis enfatizar que a nova presidente não está afeita a  busca de reconhecimento pelos feitos, mas sim a   competência na realização  de ações, de forma silenciosa,  com foco  no alcance de objetivos da Academia.

Além da presidente, tomaram posse:

  • Vice-presidente – Júlio Antônio Lopes

  • Secretário-geral – Celso Barros Coelho Neto

  • Conselho Superior – Nelson Nery Júnior e Rita Cortez

  • Diretor da Escola Superior – Ricardo Bezerra

  • Diretor de Relações Internacionais – André Augusto Malcher Meira

  • Diretor de Relações Institucionais – José Barroso Filho

  • Diretor de Instalação de Academias – Fábio Capilé

  • Conselho Editorial – Ynes da Silva Felix e Elizete Lanzoni Alves

Em seu discurso  Viviane Knoerr,  fez um histórico de sua trajetória, rendendo agradecimentos a seus pais, ao seu esposo  e ao professor Nelson Nery, inspirador no trilhar de sua vida profissional.

Sobre a ABD
Fundada em 2019, a Academia Brasileira de Direito reúne juristas de destaque com a missão de difundir o saber jurídico e promover a cooperação acadêmica entre as cinco regiões do país. Desde então, estimula a criação de academias estaduais, publica revistas científicas e coordena projetos de educação jurídica popular.

Sobre o CONBRADEC
CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA (CONBRADEC)CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA (II CONIBADEC) e CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA (CONLUBRADEC) são eventos simultâneos, de cunho técnico-científico, sem fins lucrativos, nos moldes dos eventos realizados anualmente, desde 2011. Os eventos têm como objetivo de reunir pesquisadores e profissionais para discutir as práticas de cidadania, ética e sustentabilidade empresarial, visando parcerias entre o setor público e o privado, subsidiado pelo Direito de Empresa.

Picture of Estado de direito

Estado de direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter