Debates sobre competência e reafirmação da Justiça do Trabalho marcam abertura da reunião do Coleprecor em Canela (RS)

Discussões sobre competência e reafirmação da importância da Justiça do Trabalho foram a tônica dos debates de abertura da 5ª Reunião do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), na manhã desta terça-feira (17/6), em Canela (RS). A reunião prossegue até quarta-feira (18), no Instituto de Estudos Culturalistas.

Veja o álbum de fotos da reunião.Abre em nova aba

Ao abrir a quinta reunião ordinária do Coleprecor, a presidente do colegiado, desembargadora Adenir Carruesco, destacou a relevância desses encontros para “debater temas importantes, discutir soluções para os problemas da Justiça do Trabalho e apresentar propostas de superação e de melhoria para todos os tribunais”.

Já o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, destacando que esta reunião representa um momento de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram a região em maio de 2024. “Recebemos aqui uma solidariedade nunca vista. Todos os tribunais aqui presentes colaboraram trazendo uma força que muito nos emocionou”, disse.

Grupo de cerca de 30 pessoas posando para foto em uma biblioteca com estantes altas cheias de livros, em ambiente iluminado e formal.

Ao reafirmar a competência da Justiça do Trabalho como ramo autônomo e responsável pelo julgamento das questões que envolvem as relações de trabalho, o secretário-geral do Coleprecor, desembargador Amarildo Lima (TRT/SC), destacou que o lugar escolhido para a quinta reunião, uma biblioteca, não poderia ser melhor por representar “a necessidade de permanecer e melhorar a cada dia”. “A biblioteca representa a atuação do Coleprecor e da própria Justiça do Trabalho, que neste momento, mais uma vez está sendo desafiada na sua existência”, afirmou.

A vice-presidente do Coleprecor e corregedora do TRT-RS, desembargadora Laís Helena Nicotti, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância das reuniões do Coleprecor nas discussões que envolvem a Justiça do Trabalho. “Sei que vai ser uma jornada muito produtiva. Muito bom ver que todos conseguiram vir para termos esse momento em Canela”, cumprimentou.

Com atuação nacional, o Coleprecor tem por objetivo a defesa de princípios, prerrogativas e funções da Justiça do Trabalho. Ele também busca a integração entre os TRTs, e o estudo e aprofundamento de temas jurídicos. Além disso, colabora na intermediação das relações entre o judiciário trabalhista e os poderes para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Fonte TRT 4  –  COLEPRECOR, com foto de Guilherme Lund
Foto de Estado de direito

Estado de direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter