O secretário da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Paulo Fernando de Castro, participou no último sábado (5/2), no Rio de Janeiro, do ato de repúdio e por justiça pelo brutal assassinato do jovem congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no quiosque em que trabalhava na praia da Barra da Tijuca. “Reafirmamos o nosso repúdio pela morte de Moïse e de todos os jovens negros e pobres que morrem em consequência desse flerte incessante dos mais reacionários com a barbárie”, disse o advogado. Segundo ele, “o ato foi um libelo contra a violência e um tributo à paz”.
A manifestação foi promovida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e outras entidades da sociedade civil no local do crime, reunindo centenas de pessoas, entre as quais familiares da vítima. Estavam presentes o presidente e o vice-presidente da ABI, respectivamente, Paulo Jeronimo, o Pagê, e Cid Benjamin. De acordo com Paulo Fernando de Castro, “o ato serviu para fortalecer os ideais de justiça e de mais humanização nas relações sociais, assim como para pugnar por mais respeito aos direitos humanos“.
No mesmo horário do ato realizado na Barra da Tijuca, houve manifestações em várias capitais, como, por exemplo, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp); na Praça Sete, em Belo Horizonte (MG); nos Arcos da Redenção, em Porto Alegre (RS); na Casa Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, em Salvador (BA), e em frente ao Palácio do Itamaraty (DF).
Durante o ato, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nas suas redes sociais que a família de Moïse Kabagambe aceitou o convite feito pelo governo municipal para administrar o quiosque. Ao mesmo tempo, a Secretaria municipal de Fazenda e Planejamento, responsável pela gestão do contrato com a Rio Orla, concessionária que opera os quiosques, informou que o Tropicália, onde ocorreu o assassinato, e o Biruta, que fica ao lado, serão transformados em um memorial em homenagem à cultura congolesa e africana.
Fonte IAB
Ondaweb Criação de sites
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Coluna Lido para Você - Publicado às quartas-feiras.
José Geraldo de Sousa Junioré articulista do Jornal Estado de Direito
Coluna sobre Direito de Família - publicada às terças-feiras.
Renata Malta Vilas-Boasé articulista do Jornal Estado de Direito
Coluna sobre Estado e Constituição - publicada quinzenalmente.
Jéssica Fachiné articulista do Jornal Estado de Direito
Coluna sobre Teoria decolonial e territórios - publicada quinzenalmente.
Letícia Santana Pereira é articulista do Jornal Estado de Direito
Coluna sobre Estado, Regularização Fundiária e Previdência Complementar
Joana D'Arc Oliveiraé articulista do Jornal Estado de Direito