Base de Sartori aprova extinção de fundações gaúchas
A base de sustentação do governador Sartori aprovou, na madrugada desta quarta-feira (21), por 30 X 23 votos, o Projeto de Lei 246/2016, que extingue seis fundações no RS. Com a decisão da maioria governista, ficam extintas a Fundação Zoobotânica (FZB), a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a Fundação Piratini (TVE/FM Cultura), a Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH), a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A bancada do PT votou contra o projeto, por entender que as fundações prestam serviços relevantes à população gaúcha e representam a inteligência e conhecimento acumulado do Estado ao longo de anos de história.
A batalha de argumentos na tribuna durou mais de 12 horas. Enquanto isso, do lado de fora do Legislativo, o dia foi de muitas bombas e cenas de violência contra os servidores públicos que se manifestavam na Praça da Matriz. Policiais civis, que vieram acompanhar a votação dos projetos na ALRS, foram atingidos por balas de borracha e estilhaços por seus colegas da Brigada Militar.
Com a aprovação do projeto, mais de mil servidores serão demitidos. Todo o patrimônio das fundações será vendido, a critério do Executivo, sem qualquer controle do Legislativo. Além disso, o conjunto dos serviços hoje prestados pelas fundações passará a ser explorado pela iniciativa privada.
Confira os votos dos deputados
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul