STF julga na próxima quarta destino de 8,6 mil processos contra INSS

Cidadão deve pedir benefício ao INSS antes de ir à Justiça, entendeu STF.
Ministro quer prazo de 30 dias para quem foi antes à Justiça requerer ao INSS.

O Supremo Tribunal Federal decidiu adiar para a próxima quarta-feira (3) a decisão sobre o que fazer com os processos em andamento nos quais o cidadão acionou primeiro a Justiça para pedir benefício do INSS, como pensão e aposentadoria, antes de procurar as agências do instituto.

Nesta quarta (27), o tribunal decidiu que, antes de entrar com processo, é preciso apresentar o pedido no próprio órgão, em âmbito administrativo.

O entendimento vai afetar 8,6 mil processos de pessoas que entraram diretamente na Justiça e que estavam parados à espera de uma decisão do STF. Na quarta, os ministros vão decidir se esses processos serão arquivados ou julgados.

A proposta do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, é que nesses casos o cidadão tenha 30 dias para procurar o INSS, que terá mais 90 dias para julgar o pedido. Segundo ele, o direito ao benefício começaria a contar quando a pessoa entrou na Justiça, de modo que ninguém seja prejudicado.

Julgamento no STF
A decisão foi tomada a pedido do INSS, no caso de uma trabalhadora rural que foi à Justiça para ter garantida aposentadoria por invalidez. O juiz federal de primeira instância entendeu que, antes, ela deveria ter procurado o INSS. A mulher recorreu, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) considerou que não era preciso acionar o órgão.

O INSS, então, buscou o Supremo, que mudou o entendimento do TRF e confirmou que é preciso, sim, requerer o benefício ao instituto antes de se entrar na Justiça. Para os ministros, a regra não fere o direito ao livre acesso ao Judiciário, previsto na Constituição.

Apesar de a decisão ter sido tomada no caso de uma trabalhadora, o processo tinha repercussão geral reconhecida (a decisão deve ser observada pelas instâncias inferiores).

Fonte: http://g1.globo.com/

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter