Secretaria da Justiça participa do aniversário do projeto Direito no Cárcere

sjdh

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) participou da comemoração de três anos do projeto Direito no Cárcere. A Secretária da SJDH, Juçara Dutra Vieira e o chefe de gabinete, Marcelo Brettas, participaram do evento que ocorreu nesta sexta-feira (29) no Presídio Central de Porto Alegre (PCPA).

O projeto Direito no Cárcere foi criado pela jornalista e advogada, Carmela Grune com objetivo de estabelecer, pela gestão compartida com o Estado, plataformas de expressão aos apenados do Presídio Central de Porto Alegre, vislumbrando a música, a poesia e o cinema como instrumentos de educação inclusiva e fomentadores da expressão da cidadania local.

O diretor do PCPA, coronel Osvaldo Machado, disse que o projeto só existe por que realmente acredita-se que as vidas mudam e podem mudar. “O projeto só aparece por que vocês dão visibilidade a ele. As pessoas podem melhorar, podem crescer. Mas nada disso seria possível se não partisse de vocês o desejo pela mudança”, afirmou.

Carmela, idealizadora do projeto, afirmou que a inclusão é algo de extrema importância na mudança de vida das pessoas. “Esse projeto é para que haja mais inclusão, tudo isso que está acontecendo hoje é muito importante. Espero que todos vocês estejam só presos fisicamente, porque aqui é o lugar de vocês estarem livres, dancem, cantem e se divirtam por que esse é o espaço de vocês”.

A secretária Juçara falou aos presentes sobre a importância de programas como este para as melhorias da sociedade. “A proposta desenvolvida pela Carmela tem uma importância imensa, tanto na articulação com judiciário, a importância da participação do diretor do presídio. Acredito que nós podemos concorrer para a mudança e a mudança está dentro de cada um de nós”, disse.

Juçara ainda explicou que a arte auxilia nas mudanças que ocorrem na nossa vida. “A arte nos ajuda, a arte transpõe barreiras, a arte humaniza e a arte transforma. Parabéns a todos vocês, é um presente que eu ganho de estar aqui hoje”, finalizou.

O projeto realiza ações dentro do presídio para dependentes químicos que estão buscando a libertação das drogas. As atividades são desenvolvidas todas às sextas-feiras, por voluntários que querem ajudar pessoas em conflito com a lei que desejam a mudança.

Texto: Gabriel Lautenschleger

http://www.sjdh.rs.gov.br/index.php?model=conteudo&menu=1&id=2400&pg

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter