Professor Jorge Barcellos aborda o tema do desrespeito nas escolas

Coluna Democracia e Política

Se você deseja se tornar um colunista do site Estado de Direito, entre em contato através do e-mail contato@estadodedireito.com.br
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

O respeito ou o olhar atento

O professor Jorge Barcellos, articulista do Jornal Estado de Direito e pesquisador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, dentro do projeto Câmara vai a Escola, está oferecendo a palestra “O respeito ou o olhar atento”.

A palestra foi incluída no rol de ações da Seção após solicitação da Professora Helena Cattani, do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares, depois que a 1ª Delegacia de Polícia ter instaurado inquérito sobre apologia ao nazismo e intimado para depor uma estudante de Filosofia. A estagiária participava das aulas da disciplina na escola e foi denunciada à direção pelos alunos após ter ordenado que os estudantes se levantassem e fizessem a saudação nazista.

O caso serviu de mote a Professora Helena Cattani para propor o tema do respeito ao rol de palestras da Seção “os alunos ficaram afetados com a repercussão do caso e achamos melhor discutir o tema do respeito entre eles”, afirmou a educadora. Para Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial, foi uma oportunidade importante para levar o tema aos alunos: ”O tema da necessidade do respeito estava no ar. Os casos envolvendo participantes do BBB e o ator José Mayer deram ênfase maior ao assunto. A questão que desenvolvo com os alunos é: porquê estamos vivendo uma era sem respeito?”

A palestra aborda as contribuições do sociólogo Richard Sennet e dos filósofos José Esquirol e Byung Chul Han sobre o tema. Partindo de casos contemporâneos de desrespeito, a palestra discorre sobre  os elementos integrantes de uma “Ética do Respeito”, a saber, a necessidade da distância certa como valor. A palestra ilustra ainda as origens do conceito na Antiguidade, bem como suas transformações até o mundo contemporâneo e discute com alunos as características das mídias sociais que hoje possam ser agentes de corrosão do respeito “As mídias sociais corroem o respeito porque eliminam as distâncias. É preciso estar consciente disso”, afirma o pesquisador.

A palestra pode ser solicitada pelo tel. 32204318 ou pelo e-mail memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br

O serviço é gratuito.

 

downloadJorge Barcellos é Articulista do Estado de Direito, responsável pela coluna Democracia e Política – historiador, Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. É chefe da Ação Educativa do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e autor de “Educação e Poder Legislativo” (Aedos Editora, 2014). Escreve para Estado de Direito semanalmente.
Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter