Notícias

Professor Jorge Barcellos aborda o tema do desrespeito nas escolas

Coluna Democracia e Política

Se você deseja se tornar um colunista do site Estado de Direito, entre em contato através do e-mail contato@estadodedireito.com.br
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

O respeito ou o olhar atento

O professor Jorge Barcellos, articulista do Jornal Estado de Direito e pesquisador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, dentro do projeto Câmara vai a Escola, está oferecendo a palestra “O respeito ou o olhar atento”.

A palestra foi incluída no rol de ações da Seção após solicitação da Professora Helena Cattani, do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares, depois que a 1ª Delegacia de Polícia ter instaurado inquérito sobre apologia ao nazismo e intimado para depor uma estudante de Filosofia. A estagiária participava das aulas da disciplina na escola e foi denunciada à direção pelos alunos após ter ordenado que os estudantes se levantassem e fizessem a saudação nazista.

O caso serviu de mote a Professora Helena Cattani para propor o tema do respeito ao rol de palestras da Seção “os alunos ficaram afetados com a repercussão do caso e achamos melhor discutir o tema do respeito entre eles”, afirmou a educadora. Para Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial, foi uma oportunidade importante para levar o tema aos alunos: ”O tema da necessidade do respeito estava no ar. Os casos envolvendo participantes do BBB e o ator José Mayer deram ênfase maior ao assunto. A questão que desenvolvo com os alunos é: porquê estamos vivendo uma era sem respeito?”

A palestra aborda as contribuições do sociólogo Richard Sennet e dos filósofos José Esquirol e Byung Chul Han sobre o tema. Partindo de casos contemporâneos de desrespeito, a palestra discorre sobre  os elementos integrantes de uma “Ética do Respeito”, a saber, a necessidade da distância certa como valor. A palestra ilustra ainda as origens do conceito na Antiguidade, bem como suas transformações até o mundo contemporâneo e discute com alunos as características das mídias sociais que hoje possam ser agentes de corrosão do respeito “As mídias sociais corroem o respeito porque eliminam as distâncias. É preciso estar consciente disso”, afirma o pesquisador.

A palestra pode ser solicitada pelo tel. 32204318 ou pelo e-mail memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br

O serviço é gratuito.

 

downloadJorge Barcellos é Articulista do Estado de Direito, responsável pela coluna Democracia e Política – historiador, Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. É chefe da Ação Educativa do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e autor de “Educação e Poder Legislativo” (Aedos Editora, 2014). Escreve para Estado de Direito semanalmente.

Comente

Comentários

  • (will not be published)

Comente e compartilhe