Roberto Victor Pereira Ribeiro
Como deverá se portar um advogado daqui alguns anos? Quais conhecimentos deverá possuir para se diferenciar? Que habilidades e técnicas farão parte de seu curriculum profissional? O que deverá fazer o advogado hoje, visando a sua evolução para o futuro do mercado que o espera?
É cediço que em todo o País há uma difusão assoberbada de novas faculdades que ofertam o curso jurídico como meio para promoções pessoais e estampas de que o “Direito” é a solução dos problemas para obtenção da tão sonhada estabilidade financeira. Neste sentido há verdadeira crise, um colapso do sistema educacional, principalmente na seara jurídica. Todos os anos, faculdades regurgitam milhares de novos bacharéis sem ao menos dar-lhes o verdadeiro preparo que o mercado exige.
Neste ínterim, o retrato que observamos é: reprovação massacrante nos exames da OAB, mercado saturado e monopolizado pelos grandes caciques e uma significante parcela de neo-desempregados.
Por isso, o recém-advogado deverá evoluir no âmago de sua existência questões que lhe farão ascender e lhe projetarão a um patamar acima da vala comum.
Quais as dicas para tornar-se um profissional melhor?
Em recente pesquisa, os grandes administradores de escritórios de advocacia do mundo revelaram que o profissional do futuro deverá: 1º. Possuir uma enérgica “data finding”, ou seja, capacidade de pesquisar e encontrar a informação; 2º. Ser um verdadeiro quebra-cabeças, tornando-se um legítimo “professional problem solving”, devendo saber resolver o conflito; e em 3º. Lidar no escritório, e no dia-a-dia forense com o espírito de “yes person”, que, em nosso vernáculo quer dizer: proatividade.
Por fim, a lição mais importante de todas para o bom causídico: criar uma imensa “network”, isto é, uma ampla rede de contatos, parcerias, relacionamentos etc.
Faz-se mister, dizer também, que entendemos ser de suma importância a necessidade do advogado se tornar um multidisciplinar, recolhendo conhecimentos de várias ciências outras, como: Finanças, Economia, contas, Psicologia, Sociologia, História, Geografia, Religião etc. Os cientistas chamam esse fenômeno de visão holística do mercado de trabalho.
Seguindo todos esses conselhos, o advogado estará preparado para se destacar no novo mercado que está por vir.
Roberto Victor Pereira Ribeiro é Graduado em Direito, Pós-Graduado em Direito Processual, Advogado, Parecerista, Da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Diretor da ESA-OAB. Escritor e Professor de Direito Penal, Do Consumidor, Processo Civil e IED. Autor das obras: O julgamento de Jesus Cristo sob a luz do Direito, Pillares. O julgamento de Sócrates sob a luz do Direito, Pillares. Questões Relevantes de Direito Penal e Processual Penal, LEX/Magister, Manual de História do Direito, Pillares.
Se você deseja acompanhar as notícias do Jornal Estado de Direito, envie seu nome e a mensagem “JED” para o número (51) 99913-1398, assim incluiremos seu contato na lista de transmissão de notícias.