Nota oficial OAB/RS 20/06/2019 – Privação de liberdade de pessoas nas unidades de polícia é irregular

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, vem a público externar sua preocupação diante do grande número de pessoas detidas em viaturas policiais, defronte nas delegacias de polícia, na região metropolitana de Porto Alegre.

Não é de hoje que temos alertado que a privação de liberdade de pessoas nas unidades de polícia é irregular, ilegal e coloca a sociedade em perigo.

Tal situação também evidencia risco aos servidores da segurança pública, pois estão em desvio de função, deixando de realizar investigações e policiamento ostensivo nas ruas e que viaturas façam as vias de local de prisão. Além disso, dificulta o acesso da sociedade aos serviços policiais e viola a dignidade de pessoas detidas, presumidamente inocentes e submetidas ao encarceramento em locais impróprios.

Novamente alertamos a população gaúcha frente a esse quadro grave, solicitando providencias imediatas e objetivas das autoridades públicas para minimizar a situação em que estamos vivendo. Também conclamamos que o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública empreendam esforços conjuntos para encontrarmos uma solução definitiva para o grave problema que estamos enfrentando.

Ricardo Breier – Presidente da OAB/RS

 

Fonte OAB/RS

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter