Nota do IAB sobre declarações do ministro Paulo Guedes

No dia em que velamos Eduardo Seabra Fagundes, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Ordem dos Advogados do Brasil, cujo papel durante a ditadura militar foi extremamente relevante na luta pelas liberdades democráticas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fazendo coro com o deputado Eduardo Bolsonaro, teima em confrontar os sólidos fundamentos e as bases sobre as quais se assenta o estado democrático de direito.
 

Acenando contra a livre manifestação dos movimentos sociais que tanto lutaram pelo restabelecimento da democracia no Brasil, o ministro, lamentavelmente, insiste em ameaçá-los com a implantação de dispositivos semelhantes ao Ato Institucional nº 5, editado no auge da repressão política aplicada aos que ousavam reagir contra o golpe de estado de 1964.

O AI-5, que implantou o terror aos opositores do governo militar, não pode ser invocado por quem quer que seja, para atacar cidadãos que, preservando a memória histórica dos fatos ocorridos, continuam a valorizar a democracia e o pensamento constitucional social pactuado em 1988, como Seabra Fagundes, que nos deixou um enorme legado de resistência ao arbítrio.

Sua impecável conduta como profissional e democrata possibilitou a criação da Comissão de Direitos Humanos no Conselho Federal da OAB, num momento extremamente difícil de denúncias de desaparecimentos, extermínio e tortura aos opositores da ditadura, o que provocou a ira dos poderosos, gerando o atentado que vitimou sua secretária, Lyda Monteiro da Silva.

A vocação do Instituto dos Advogados Brasileiros não se resume a ser a vanguarda do direito brasileiro, mas, sobretudo, a ser uma importante trincheira na defesa da Constituição e do estado democrático de direito. Nossos objetivos estatutários nos autorizam a repudiar mais uma fala ignóbil que não pode ser admitida neste ou em qualquer outro momento da vida da Nação, que tanto aprendeu com mulheres e homens de fibra, como Eduardo Seabra Fagundes, a preservar princípios e valores que dignificam a pessoa humana.

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2019.
 

Rita Cortez
Presidente nacional do IAB
 
Fonte: https://www.iabnacional.org.br/noticias/nota-do-iab-sobre-declaracoes-do-ministro-paulo-guedes
Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter