I Jornada de Direito Processual Civil – Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal

Coluna Direito Empresarial & Defesa do Consumidor

Se você deseja se tornar um colunista do site Estado de Direito, entre em contato através do e-mail contato@estadodedireito.com.br
Foto: pixabay

Foto: pixabay

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal – CEJ realizou a I Jornada de Direito Processual Civil, nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília.

O objetivo do evento foi definir posições interpretativas sobre o Código de Processo Civil, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais. A Jornada reuniu ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), magistrados federais e estaduais, juristas e especialistas no tema. Os enunciados aprovados são de grande auxílio aos operadores do direito, estudantes e professores.

A I Jornada de Direito Processual Civil foi aberta em sessão pública e teve a participação de grandes juristas brasileiros, dentre eles, destaca-se o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, que foi presidente da comissão designada pelo Senado para elaborar o anteprojeto do novo Código de Processo Civil, que parabenizou a realização da Jornada.

Após a abertura, os enunciados propostos foram discutidos em comissões de trabalho cujo acesso foi restrito a especialistas e convidados. A Jornada se encerrou com a sessão plenária para aprovação final dos enunciados presidida pelo ministro Raul Araújo.

A sessão plenária foi transmitida ao vivo pelo canal do CJF no You Tube.

A profa. Maria Bernadete Miranda participou da I Jornada de Direito Processual Civil e apresentou o enunciado referente ao artigo 782, § 3º do CPC que após discussão teve a aprovação por unanimidade pela comissão de trabalho de Execução e Cumprimento de Sentença, presidida pelo ministro Ribeiro Dantas (STJ) e coordenada pelo prof. Araken de Assis, e também aprovação pela sessão plenária.

image

Segue abaixo o enunciado aprovado, proposto pela profa. Maria Bernadete Miranda e sua justificativa.

Artigo 782 §3º do Código de Processo Civil

Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990

Art. 782.  Não dispondo a lei de modo diverso, o juiz determinará os atos executivos, e o oficial de justiça os cumprirá.

  • 3oA requerimento da parte, o juiz pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

Enunciado:

O artigo 782, § 3º, do CPC não veda a possibilidade de o credor ou mesmo o órgão de proteção ao crédito, fazer a inclusão extrajudicial do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

Justificativa:

O credor ou mesmo o órgão de proteção ao crédito poderão fazer a inclusão extrajudicial do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão do devedor nos órgãos de restrição ao crédito. Porém, a abertura de qualquer cadastro, ficha, registro e dados pessoais ou de consumo deverá ser comunicada ao consumidor por escrito conforme dispõe o § 2º do artigo 43 do CDC. Portanto, o órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito deverá notificar o devedor antes de proceder à sua inscrição (Súmula 359-STJ).

Em outras palavras, antes de negativar o nome do devedor, o SPC ou a SERASA deverão notificar por escrito, informando acerca dessa possibilidade a fim de que o consumidor, se quiser, possa pagar o débito ou questioná-lo judicialmente. Logo, o art. 782, § 3º, não veda a possibilidade do credor ou mesmo do órgão de proteção ao crédito fazer a inclusão extrajudicial do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

 

 

Maria Bernadete Miranda é Articulista do Estado de Direito, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais, subárea Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Direito Empresarial e Advogada.
Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter