I Encontro Internacional Estado de Direito
O I Encontro Internacional Estado de Direito (I EIED) foi marco na história de Brasília como uma iniciativa que reuniu organismos internacionais e empresas privadas que foram ao encontro dos mesmos objetivos: levar o conhecimento jurídico, a integração de culturas, a educação e a transmissão de valores sociais.
Data e Local
Realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2008, no Conjunto Nacional, em Brasília.
Conjunto Nacional está localizado no Setor de Diversão Norte, ao lado da rodoviária, em frente ao Teatro Nacional. No Conjunto Nacional você vai encontrar o mais variado mix de lojas da cidade.
O local proporcionou a comunidade à busca do conhecimento jurídico na sua forma preventiva e não como remédio, pois muitas vezes acabam tendo contato com a lei quando já estão em litígio.
Conteúdo do Evento
Como apoio das Instituições e Organismos Internacionais possibilitamos: o acesso gratuito a mais de 1000 mil participantes; realizamos 37 atividades (palestras, feira, oficinas e cinema), sendo que tivemos a presença de 23 conferencistas; exibimos filmes em que demonstramos como o Direito estava presente – exemplo filme chinês “Certidão de Casamento” e filme Suíço “Milho no Parlamento”; realizamos painéis como: “México: a história de sua democracia” e “The Secret of Silver Horse: implementando no Brasil uma boa prática canadense” – todos os filmes cedidos pelas Embaixadas de Portugal, Canadá, México, Alemanha, Suíça, China e Ucrânia.
Resultados
Nosso trabalho na mídia para os apoiadores se concentrou em: material gráfico do I EIED sendo folders, cartazes e no Jornal Estado de Direito em que dedicamos duas páginas para matéria especial com todas as logomarcas, imagens e depoimentos do I EIED; realizamos divulgação na imprensa local – Jornal Hoje em Dia – 10/08/2008; gravamos entrevista na Rádio Senado com o jornalista Ivan Godoy; com apoio do Conjunto Nacional, Consulex, UNICEUB, UCB, Editora Atlas, Embaixadas Canadá, Portugal e Ucrânia enviamos convites eletrônicos para mais de 100 mil pessoas; durante o Encontro realizamos sorteios de brindes com material promocional dos apoiadores e tivemos uma profissional da O Boticário realizando limpeza de pele e maquiagem para os participantes.
Saliento o papel do TJDF o qual fez uma excelente divulgação no site convidando os internautas a participarem do I EIED, além de possibilitarem a divulgação em suas dependências.
Mais de 50% dos participantes eram do sexo feminino, sendo que a grande maioria acadêmicos de Direito. O desafio para a próxima edição é ampliar o perfil do público interessado contando com uma participação efetiva de mais Entidades de Classe e Ministérios.
Ficou demonstrado a importância da participação das Instituições e Empresas na consolidação do Encontro Internacional Estado de Direito – é possível realizar um evento jurídico em Shopping Center com grande público.
Apresentamos o relatório dos resultados das atividades desenvolvidas e renovamos os votos de contar com a sua colaboração para realização do II Encontro Internacional Estado de Direito, nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2009, no Conjunto Nacional, em Brasília.
Com a sua participação estaremos contribuindo na formação de uma nova cidadania aberta à cultura jurídica com valores voltados para a solidariedade, a fraternidade, o bem comum e a justiça social.
Apresentação: