Direito no Cárcere: manter a ordem no caos?

Foto: Carmela Grüne

Artigo veiculado na 27ª edição do Jornal Estado de Direito, ano IV, 2010.

Carmela Grüne*

Foto: Carmela Grüne

Foto: Carmela Grüne

 

O Jornal Estado de Direito apresentou ao Major César Augusto Pereira da Silva, Diretor do Presídio Central de Porto Alegre a sugestão de realização mensal de atividades culturais que vão desde a elaboração de palestras na área jurídica, sarau, prática de yoga a grupo de pesquisa em Filosofia e Direitos Humanos.

O objetivo é oferecer formas de utilizar o tempo dos apenados em benefício de atividades que desenvolvam capacidades e potencialidades para melhorar a auto-estima, a consciência crítica, o espírito cívico. Infelizmente, o Presídio Central pelas atuais condições que envolvem uma série de fatores, dentre os quais: a dificuldade de oferecer atividades laborativas a um maior número de pessoas e a superlotação que hoje supera a capacidade de quase duas mil vagas, recebendo mais de cinco mil inquilinos, número que o enquandra na maior superlotação de detentos da América Latina. O fato é que são os mais fracos (em situação de vulnerabilidade), que acabam sendo penalizados duplamente (pelo crime cometido e pelos reflexos causados da ineficiência do Processo Penal). Não retirando a responsabilidade das falhas/erros cometidos por aqueles que infringiram a lei, mas crimes, como os de colarinho branco, possuem tanta demora na sua investigação que fogem da repressão.

É importante salientar o excelente trabalho que a Brigada Militar faz dentro do Presídio Central, e, na pessoa do Major Augusto, parabenizo toda equipe que cuida dos apenados, pois mesmo diante de condições difíceis, conseguem “literalmente” manter a ordem no caos.

A primeira atividade do Jornal no Presídio Central aconteceu dia 14 de setembro, com a presença do Major Augusto. Nos reunimos com os detentos, responsáveis pela área jurídica de cada galeria, para que juntos pudéssemos debater o tema “O tempo razoável do Processo Penal” com a advogada criminalista, Karla Sampaio (foto). Foram muitos questionamentos e manifestações de insatisfação em relação ao trabalho da mídia quando estende a pena à família do preso. Confesso que saí de lá muito feliz, por saber que de alguma maneira o Jornal Estado de Direito poderá oportunizar essas atividades.

Tendo consciência da dificuldade de cativar pessoas para um trabalho voluntário, faço aqui o convite para que participem! Todas as atividades serão controladas para que, posteriormente, recebam certificado contendo as palestras e atividades das quais colaboraram. Ao apresentar a idéia para um grupo de amigos, um deles perguntou “O que você ganha com isso?”, imediatamente sorri e disse, humanidade, conhecimento, o sentir o outro. Percebi na pergunta que, necessariamente, para me dispor a fazer um trabalho como esse, teria que ter algum estímulo externo… A experiência de conviver com realidades, mundos tão diferentes, dão o tom ao Direito que precisamos.

As razões que movem a minha sensibilidade e que ilustram as páginas do Jornal com belas fotografias são frutos da importância em alongar o passo de projeção, pois considero que diagramar é a arte de dar vida aos textos. Toda vez que escrevo tenho que pensar como dizer de maneiras diferentes porque devemos insistir na necessidade de popularizar o Direito.

Vejo o papel do Jornal Estado de Direito como um grande potencializador da palavra, das idéias, da cidadania e principalmente do resgate do “sentir” o direito como parte da nossa cultura. Fico feliz em ver que a cada edição contamos com mais articulistas que nos ajudam semeando idéias e expressões, dando sentido para um direito que ainda é muito artificial.

Encerro agradecendo a todas as empresas que manifestadamente expressam o seu compromisso com o futuro do Direito e consequentemente com o futuro da humanidade investindo no conhecimento. Enquanto tivermos a capacidade para pensar, nós não estaremos presos, nosso maior patrimônio está dentro de nós, basta ativá-lo.


*Editora responsável pelo Jornal Estado de Direito. Mestranda em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela UNISC. www.twitter.com/carmelagrune

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter