Estudante de Enfermagem da UFCG consegue antecipar colação de Grau

Foto: UFCG

Foto: UFCG

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região –TRF5 confirmou, nesta terça, decisão da 6ª Vara Federal da Paraíba que determinou à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que considerasse concluído o componente curricular “Estágio Supervisionado II” da aluna de Enfermagem Larissa Ferreira de Araújo Paz, devendo certificar a conclusão do curso da impetrante.

“Analisando-se os elementos constantes destes autos, notadamente, a grade curricular do curso em questão, o histórico da aluna com o total de créditos integralizados, bem como, o resultado da Prova de Residência, em que restou aprovada a autora, tenho por irrepreensível a sentença alvo da presente remessa”, afirmou o relator, desembargador federal Lázaro Guimarães.

ENTENDA O CASO – A estudante do curso de Enfermagem Larissa Ferreira de Araújo Paz ajuizou Mandado de Segurança contra ato do reitor e coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Edilson de Amorim. Sua alegação foi a de que ingressou no ano de 2011 no Curso de Enfermagem da UFCG, com duração de cinco anos, o qual estaria pendente somente a colação de grau, então prevista para 18/06/2016.

Larissa Paz afirmou que estava com sua grade curricular completa, àquela época, tendo cumprido todos os requisitos necessários à formação profissional estabelecido para a graduação em Enfermagem, que foi aprovada em terceiro lugar, em um processo seletivo da residência multiprofissional e sua nomeação e posse seria no período de 16 a 25/02/2016, devendo, neste período, comprovar a sua graduação no curso.

O Edital do referido concurso prevê que o candidato deveria colar grau até o dia 20/02/2016 e o edital de convocação só foi publicado no dia 16/02/2016. A estudante requereu administrativamente, em 17/02/2016, a antecipação da colação de grau, a qual foi indeferida pelo motivo de que a impetrante não concluíra a carga horária de estágio exigida.

Ela afirma, contudo, que concluiu todas as disciplinas, conforme histórico escolar e Trabalho de Conclusão de Curso, ressaltando-se que integralizou uma carga horária de 4.102 horas do curso, de um total de 4.170 (100%). Larissa Paz afirmou que já teria cumprido 98,37% da carga horária total da sua graduação, já tendo realizado todas as avaliações referentes a tal curso e obtido aprovação em relação a todas elas.

Segundo a candidata, a greve docente de 2012 estaria causando transtornos aos discentes que querem ingressar no mercado de trabalho e tais fatos são alheios a qualquer ato dos alunos, sendo motivo de força maior.

O juiz federal titular da 6ª Vara Federal da Paraíba Gustavo Gadelha proferiu sentença no sentido de determinar ao reitor da UFCG que considerasse, em definitivo, concluído o componente curricular “Estágio Supervisionado II”, devendo certificar a conclusão do curso da impetrante, bem como conceder o referido grau, caso restassem preenchidos todos os demais requisitos.

Os autos subiram ao TRF5 para reexame, em razão da remessa obrigatória (previsão legal).

PJe nº 0800163-44.2016.4.05.8201 – REMESSA NECESSÁRIA

 

Fonte: TRF5

Foto de Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter