Palestrantes internacionais e ministra do STF estarão entre os palestrantes de evento promovido pela ESAPERGS.
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia virá a Porto Alegre para participar do VIII Congresso Internacional Revisitando o Direito Público. Promovido pela Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do RS (ESAPERGS), a programação debaterá o tema “Democracia brasileira: panorama atual e reforma política”. Será nos dias 17 e 18 de outubro, na Escola Judicial do TRT4 (Av. Praia de Belas, 1432 – prédio 3 – Porto Alegre).
Voltado a profissionais e estudantes de Direito, o evento também contará com palestras de especialistas internacionais. Entre os nomes confirmados, estão o professor francês da Faculdade de Sorbonne, Renaud Bourget; o Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Illinois (Estados Unidos) Luciano da Ros, a Doutora em Ciência
Política pela Universidade Eichstätt (Alemanha) Silvana Krause, e a procuradora Fernanda Tonetto, Doutora em Direito pela Faculdade de Sorbonne. Haverá ainda um painel com cinco políticos gaúchos, que abordarão a atuação parlamentar.
O Congresso Internacional Revisitando o Direito Público é realizado a cada dois anos, tornando-se uma tradição no calendário jurídico. “Nosso foco é falar sobre questões na sociedade, entre eles o sistema político e tudo que o envolve, comoatuais e que impactam diretamente a sua reforma. Convidamos professores que debatem e pesquisam sobre a temática do Congresso e, ainda, demais atores que vivenciam a política a compartilharem suas análises, experiências e avaliações”, destaca a diretora-presidente da ESAPERGS, Flávia Faermann.
O evento também contará com a participação dos procuradores do Estado do RS, Guilherme Valle Brum e Fabiana da Cunha Barth, dos Doutores Juliana Cristine Diniz Campos, Henrique Abel, Carlos Reverbel, Marcelo Duque e do historiador Voltaire Schilling.
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo site www.revisitando.com.br . Para os alunos de Direito, o congresso é contabilizado como 12 horas de atividades complementares.
Programação