Criminosos se associaram para fazer a cocaína da Bolívia chegar a portos da Europa
Denúncia do MPF (Ministério Público Federal) apresentada à Justiça na sexta-feira (31), aponta, pela primeira vez, ligação entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e a N’Drangheta, organização tida como a mais atuante das quatro máfias italianas. Os grupos criminosos se associaram para fazer a cocaína da Bolívia chegar a portos da Espanha, Holanda e Itália, passando pelo Porto de Santos.
É a primeira vez que o MPF cita a organização italiana nas denúncias — que estão sendo feitas depois da Operação Oversea, desencadeada pela Polícia Federal em 31 de março e tida como a maior ação antidrogas no ano em Santos.
A Procuradoria da República em São Paulo não confirmou o nome dos denunciados. Informou apenas que eles foram detidos com 230 mil euros, enquanto tentavam embarcar 56 kg de cocaína.
A conexão entre as facções vinha sendo monitorada desde o ano passado. Relatório da inteligência da Polícia Federal de Santos, datado de 13 de fevereiro e obtido pelo Estado, relata interceptações de mensagens de texto entre integrantes da quadrilha e um homem chamado Dido, que seria o contato no Brasil da N’Drangheta.
Fonte: http://noticias.r7.com/