Danos provocados pelo aquecimento global podem ser irreversíveis

Temperatura média da Terra aumentou 0,85% entre 1880 e 2012.
Mudanças já começaram, mas o pior está por vir, segundo relatório.

As Nações Unidas afirmaram que os danos provocados pelo aquecimento global na Terra podem ser irreversíveis. Entretanto, se a gente cuidar melhor do planeta pode evitar esse desequilíbrio ambiental. O relatório faz constatações dramáticas, mas dá esperanças e apresenta saídas para conter o aquecimento global.

Segundo o novo estudo do IPCC, a sigla em inglês do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média da superfície da Terra aumentou 0,85% entre 1880 e 2012. Para o IPCC, não há dúvidas de que o principal agente é o homem e só há um jeito de evitar que essas pequenas elevações de temperatura comprometam o futuro do planeta: acabar, até o fim deste século, com a nossa dependência de petróleo e outros combustíveis poluentes.

Mudanças nos períodos de chuvas, derretimento das geleiras, aumento no nível dos oceanos. Segundo o relatório, as mudanças já começaram, mas o pior está por vir: há 66% de chances de a temperatura global subir mais dois graus até 2100. Isso provocaria o aumento do nível dos oceanos em 82 centímetros, fazendo calotas polares desaparecem e algumas regiões litorâneas submergirem. O calor prejudicaria as safras de alimentos, provocaria migrações e conflitos.

Apesar de alguns cientistas dizerem que esse aumento de temperatura é uma fase natural do planeta, o IPCC afirma que não há mais dúvidas: o principal responsável é o homem. O organismo, subordinado às Nações Unidas, apresentou o relatório na Dinamarca. Este ó quinto divulgado pelo IPCC desde 1990, e o mais ambicioso – 30 mil trabalhos científicos foram analisados e apontam na mesma direção: é preciso fazer algo já.

“Nós temos uma janela de oportunidade muito pequena. A comunidade global precisa ver esses números e mostrar disposição em mudar”, disse o presidente do IPCC Rajendra Pachauri. A saída, segundo o relatório, é começar imediatamente a investir em novas formas de energia, para substituir o petróleo, o gás e o carvão.

Uma das dificuldades é que países em desenvolvimento, como a China, se recusam a aceitar metas de redução de gás carbônico porque temem que isso afete suas economias. “A boa notícia é que se agirmos imediatamente e de forma decisiva, temos os meios de construir um mundo melhor e mais sustentável”, declarou o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon.

Em setembro, 120 líderes mundiais se reunirão em Nova York para discutir as mudanças climáticas. Será a chance de começar a mudança. Segundo os cientistas, antes que seja tarde.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/11/danos-provocados-pelo-aquecimento-global-podem-ser-irreversiveis.html

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter