SAUDAÇÕES!
O Direito do Trabalho consistiu, na história da modernidade, uma construção civilizatória de grande envergadura, responsável pela edificação de sociedades definidas pela centralidade do trabalho como valor social incontornável, consagrado não apenas no âmbito dos estatutos jurídicos, mas igualmente compartilhado na cosmovisão de trabalhadores e trabalhadoras.
Engendrado nas lutas sociais de homens e mulheres, o Direito do Trabalho elaborou-se em embates dialéticos diante das pulsões desumanizadoras sempre presentes nas relações sociais capitalistas.
Desse processo resultou um anteparo de direitos que erigiu o trabalho digno como esteio fundamental da vida em sociedade e, ao mesmo tempo, das suas possibilidades de construção do futuro.
Hoje esse arcabouço jurídico encontra-se ameaçado por todos os lados pelas pretensões políticas e econômicas daqueles que entendem que o trabalho prescinde de direitos em nome de uma ética de sobrevivência despida de valores civilizatórios.
Um modelo predatório e globalizante atua por meio de governos e agentes privados no sentido de consignar uma sociedade sem o trabalho enquanto valor social como seu fundamento. Em seu lugar: a lógica esmagadora do “homo homini lupus”, o trabalhador precário e superexplorado, transformado em mercadoria e despido de seus direitos na distopia moderna.
A Escola Trabalho e Pensamento Crítico realizará, a partir de 05 de outubro de 2020, o curso A Construção Latino Americana do Direito do Trabalho. Serão 9 encontros, todas as segundas pela manhã, das 10:00 as 12:00.
O programa contempla as Escolas Argentina, Uruguaia e Brasileira de Direito do Trabalho na perspectiva da construção das bases teóricas que fundamentam as tutelas protetivas e a dignidade da pessoa trabalhadora.
No corpo docente, nomes já confirmados como Eleonora Slavin, Magda Biavaschi, Roberto Pompa, Matías Isequilla, Hugo Barreto Ghione, Rosina Rossi, Gabriela Rivas, Luciane Toss, Valdete Souto Severo.
O curso será transmitido pela plataforma meet e terá o custo de R$ 300,00 (matrícula). O sistema de matrículas também poderá funcionar com bolsas de estudos custeadas, portanto, se você não puder participar do curso, financie a matrícula de alguém.
Coordenação do Curso: Luciane Toss e Valdete Souto Severo
JUSTIFICATIVA
Entendemos que perante as tremendas exigências que a conjuntura de crise da globalização capitalista apresenta urge um resgate dos fundamentos Direito do Trabalho a partir de uma perspectiva diferenciada.
Não se trata, portanto, de evocar a revisar o pensamento “clássico” apoiado no jusnaturalismo moderno de matriz europocêntrica. Acreditamos que o “novo tempo do mundo”, impregnado de contradições e conflitos exige o estudo aprofundado do pensamento latino-americano, paradigma fundante do Direito do Trabalho, obscurecido por tradições acadêmicas e canônicas.
As complexidades das questões sociais que atravessam o mundo do trabalho na contemporaneidade se impõem aos operadores jurídicos e são sobremaneira agravadas pela profusão antinômica de legislações voltadas, via de regra, para a destruição do Direito do Trabalho.
Aqueles que se encontram no campo da defesa do trabalho como valor social fundamental necessitam ampliar e aprofundar o escopo de sua formação. A revalorização dos fundamentos de um pensamento engendrado nas condições sociais, políticas e econômicas do Sul Global é o eixo paradigmático do curso que nos propomos a oferecer.
Celso Rodrigues
Prof. Escola Trabalho e Pensamento Crítico
P R O G R A M A
Carga Horária: 9 encontros – 18 horas-aulas Duração: de 05.10 a 07.12 de 2020
Quando: segundas-feiras, das 10:00 as 12:00
Investimento: R$ 300,00
Aulas
05.10 Decolonizando o Direito do Trabalho
Profa. Luciane Toss
13 e 19.10 Direito Laboral Argentino na Perspectiva de Carlos Fernandéz Madrid e Roberto García Martinez
Profs. Eleonora Slavi e Prof. Roberto Pompa
26.10 A Contribuição da Escola Uruguai na Formulação do Princípio da Proteção – Plá Rodrigues
Profa. Rosina Rossi
09.11 A Influência do Direito do Trabalho Espanhol na Construção do Direito do Trabalho Sul-americano
Prof. Matías Isequilla
16.11 Héctor Hugo Barbagelatta e o Particularismo do Direito do Trabalho
Prof. Hugo Barreto Ghione
23.11 Estudos de Direito Individual em Helius Sarthou
Profa. Gabriela Rivas
30.11 O Direito do Trabalho Brasileiro na Perspectiva de Arnaldo Susssekind
Profa. Magda Bisvaschi
07.12 Novas Perspectivas Teóricas no Direito do Trabalho Brasileiro
Profa.Valdete Souto Severo
INSCRIÇÕES PELO E-MAIL:
trabalhocritico@gmail.com
Vagas Limitadas a 100 participantes