Cultura rejeita projeto que exige verba do Orçamento para bibliotecas

A Comissão de Cultura rejeitou no dia 1º proposta que determina a previsão, no Orçamento anual da União, de verbas às bibliotecas públicas municipais, estaduais e federais, universitárias e escolares, para manutenção e aquisição de livros.

Pelo Projeto de Lei 5808/13, do deputado Valadares Filho (PSB-SE), o Orçamento deverá destinar recursos para o Programa Livro Direto na Biblioteca (PLDB), a ser criado pelo Poder Público, para ampliar e renovar os acervos das bibliotecas públicas.

O projeto também prevê que as bibliotecas pertencentes a organizações não governamentais, que coloquem suas instalações e acervos abertos à visitação, consultas públicas e empréstimos de livros, sejam beneficiadas com recursos públicos.

Programas existentes
A relatora na comissão, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), recomendou a rejeição da proposta por entender que o Ministério da Educação já possui programas com esse objetivo. Ela citou, entre outros, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que promove o acesso à cultura e o incentivo à leitura entre alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.

Outro programa apontado pela parlamentar é o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), subordinado à Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura. “Já se encontram definidas políticas e ações de incentivo à formação de leitores. E tais políticas demandam recursos públicos que já são escassos, o que torna inviável a inclusão de organizações não governamentais como também possíveis destinatárias de tais recursos”, argumentou a deputada.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte: Agência Câmara Notícias

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter