CPI que investiga a Funai e o Incra é reinstalada

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Na última terça-feira (25), foi reinstalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as irregularidades nas atuações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na primeira sessão, houve apenas a votação da presidência da comissão, a cargo do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS).

Antes da votação, deputados contrários à reabertura questionaram a seriedade da CPI, que foi encerrada, sem relatório final, e chegou a quebrar o sigilo bancário de diversas organizações, em reunião secreta.

Alceu Moreira defendeu a quebra dos sigilos praticada pela comissão. Para ele, a medida é necessária para o esclarecimento do processo.

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) é contrária à reabertura da comissão. “A CPI anterior, assim como esta, não tem um foco determinado. É uma ‘caça às bruxas’, aos profissionais especializados em identificar as terras indígenas e quilombolas”.

Movimentos indígenas são contra a instalação da comissão. Para eles, a CPI cria um ambiente favorável para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC 215, que transfere para o Congresso a prerrogativa de demarcar áreas indígenas.

Ainda não há data para a próxima reunião da CPI.

 

Fonte: EBC

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter