As penas aplicadas variaram de 3 anos e 6 meses e 17 anos e 9 meses
A 7ª Vara Federal de Porto Alegre condenou 10 réus denunciados pelo MPF/RS pela prática de crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico na chamada Operação Gaudério.
A referida operação desarticulou uma organização criminosa que se dedicava ao tráfico internacional de drogas, com ramificações no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. O Chefe da organização, de apelido “Gaúcho”, coordenava de dentro do Presidio Central de Porto Alegre a compra, importação, transporte e distribuição de maconha, haxixe e cocaína na região metropolitana da capital gaúcha. Para tanto, contava com o apoio de comparsas que desempenhavam funções operacionais fora do presídio e tinha contatos com três núcleos de fornecedores internacionais de droga sediados em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai.
A denúncia foi oferecida em dezembro de 2013, contra 15 réus. No entanto, 5 deles se encontram foragidos, de sorte que a ação penal prosseguiu com relação a 10 acusados. No curso da operação foram realizados 5 flagrantes com a apreensão de 380 quilos de maconha e 4 quilos de cocaína.
As penas aplicadas variaram de 3 anos e 6 meses e 17 anos e 9 meses.
A ação penal nº 5071981-41.2013.404.7100 foi proposta pelo 2º ofício do Núcleo Criminal Especializado da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul.
Fonte: http://www.prrs.mpf.mp.br/