A comissão externa que acompanha a transposição do rio São Francisco reúne-se nesta tarde para apresentação do plano de integração de bacias e o estágio em que se encontram os eixos da obra de transposição no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará.
O debate foi sugerido pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) para quem os conhecimentos da realidade local, a visão das administrações estaduais e a situação das obras complementares das bacias hidrográficas especificamente em cada estado, são de suma importância para as atividades da comissão externa.
“Trata-se de uma obra de dimensões gigantescas que gera, além de muita expectativa junto aos governos e populações, uma série de atividades e ações de caráter local, que também podem provocar interferências no andamento das obras”, pondera o parlamentar.
No início do mês, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, disse, em audiência na Câmara dos Deputados, que o prazo previsto para a conclusão das obras da transposição é dezembro de 2015. Teixeira informou ainda que o governo já gastou R$ 4 bilhões dos R$ 8 bilhões previstos para o projeto.
Foram convidados:
– o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo França;
– o secretário da Infraestrutura dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo Lins Filho; e
– o secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira.
O debate será realizado às 14h30, no plenário 15.