Autorização judicial viabiliza prensagem de 65 veículos apreendidos em SC

Foto: Agencia Brasil/Arquivo

Foto: Agencia Brasil/Arquivo

O juiz Otávio José Minatto, diretor do Foro da comarca de São José (SC), acompanhou com satisfação nesta semana mais uma etapa de prensagem de veículos apreendidos judicialmente, já considerados inservíveis. Em trabalho realizado na última segunda-feira (31/10), 65 veículos foram para a prensa e de lá saíram em fardos de 1,5 m por 1,8 m, no total de 40 toneladas de ferrosos. O magistrado aprovou a iniciativa, levada a cabo pela Comissão Estadual de Leilão do Detran. “O Estado não pode ser guardião eterno desses veículos inservíveis”, registrou Minatto.

Segundo Minatto, o pedido para prensagem, quando bem fundamentado, facilita a apreciação da matéria pelo magistrado. “Trata-se de uma ação louvável que deve ser estendida a todas as comarcas de Santa Catarina”, concluiu. Como resultado da operação, os itens compactados seguem para o vizinho Rio Grande do Sul, onde serão derretidos e reaproveitados como matéria-prima para a indústria metalúrgica, destinação considerada ecologicamente correta.

O delegado Adalberto Safanelli, integrante da Comissão de Leilão do Detran e coordenador dos ferrosos, ressalta que a situação nos pátios de todo o Estado é preocupante, pois a maioria dos veículos encontra-se totalmente destruída e causa problemas de saúde pública e ao meio ambiente, entre outros fatores sociais e econômicos.

“Mais uma vez agradecemos ao juiz Minatto pela credibilidade em nosso trabalho e pela prontidão em nos dar um retorno que é favorável a toda a sociedade. Com essa medida, conseguimos liberar espaço nas delegacias para que sejam realocados os veículos que estão em áreas públicas, além de evitarmos a contaminação do solo e a proliferação de doenças”, anotou Safanelli, ao adiantar que já existem tratativas para executar o projeto em Tubarão e Criciúma.

A primeira edição realizada em São José aconteceu em julho deste ano, quando foram prensados 99 veículos entre carros e motos. O trabalho gerou o total de 140 toneladas de ferrosos. A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

 

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter