Assinado termo de cooperação para projeto de inclusão no Presídio Central

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Ministério Público e o Instituto Cultural Estado de Direito, renovaram, por mais dois anos, o convênio que viabiliza ações do projeto Direito no Cárcere Presídio Central de Porto Alegre.

Projeto

Idealizado pela advogada e jornalista Carmela Grune, o projeto Direito no Cárcere é divido entre os escopos: Literário/Direitos Humanos, Desmistificando o Direito; Rap Conexão Legal, Direito de Repente, CinePresídio e Vlog Liberdade, que incentivam, com pedagogia a utilização da arte para proporcionar o acesso à justiça e à inclusão social. A ideia é desenvolver atividades que dão acesso à informação, à educação e à cultura por meio da música, da poesia e do cinema para os apenados da Galeria E1.

Parcerias

O Ministério Público deve fiscalizar o desenvolvimento do projeto dentro do PCPA, para divulgar à sociedade os resultados obtidos. Por sua vez, a Susepe propicia um espaço adequado para a execução do projeto. Dentre outras responsabilidades, o Instituto Cultural Estado de Direito terá que apresentar a equipe voluntária integrante do projeto, que conta com três estudantes de Direito, um estudante cinegrafista e fotógrafo, um palestrante e a responsável pelo projeto.

De acordo com o termo assinado entre as instituições, nenhum apenado tem obrigatoriedade de participar do projeto e todos deverão autorizar a divulgação de imagem e depoimentos para publicação. Participaram do ato da assinatura a promotora de Justiça Luciana Moraes Dias, a diretora do Departamento de Tratamento Penal, Mara Minotto, e a responsável pelo Direito no Cárcere, Carmela Grune.

Texto: Neiva Motta/Susepe
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cadastra-se para
receber nossa newsletter