Artinclusão em intercâmbio facilitador!

Este foi o 26º encontro do Artinclusão no AR7, pelo Fumproarte/Prefeitura Municipal, que ocorreu num intercâmbio desses artistas mirins e adolescentes com os jovens, com necessidades especiais, no Residencial Inclusivo João Paulo II, mantido pelo Instituto dos Pobres Servos da Divina Providência, com apoio da Fasc – Rua Sandra Bréa, 538, Restinga Velha.

A oficina se desenvolveu na presença e participação da Socióloga Vera Ponzio, Diretora da Fasc e da Primeira Dama do Município, a Advogada Tainá Vidal. O objetivo foi oferecer aos já participantes do projeto, a oportunidade de serem artistas também na vida de relações, conformo nos propõem um de nossos referenciais: Winnicott(*). E nesta visita, com aqueles que são considerados “diferentes” e por isso mesmo merecem nossa acolhida, apoio e troca de experiências. A atividade escolhida para esta oportunidade foi o “dripping”, onde assistiram a um vídeo, com o artista expressionista abstrato Jackson Pollock, exercitando este método: utilizando o pincel como bastão sobre uma tela já preparada com uma camada de tinta. Todos os dezesseis participantes se intercalaram nesta atividade, que resultou em comunhão de esforços, iniciativa, consideração e respeito pela escolha da cor e ritmo do outro, numa excitação crescente, aumentando a capacidade de concentração do grupo, de como e quando a obra finalizaria. A participação foi integral, com cada um interagindo com a criação no mínimo duas vezes, além da participação direta dos próprios representantes das Instituições presentes. Todos queriam saber o significado da cor que escolhiam, segundo Kandinsky (de sua obra: “Do Espiritual na Arte”) para ritualizarem este sentimento circulando a tela no chão e projetando a tinta na mesma, tendo o pincel com bastão, para reforçar o que já foi dito. Claro, que a partir desse expurgo, um sentimento de alívio, pertencimento ao grupo e alegria envolveu a todos. (*) Foi muito significativo para mim este encontro, pois Winnicott (1896-1971), um dos grandes referenciais deste projeto, como também já foi dito, baseou toda a sua teoria no tratamento de crianças mentalmente transtornadas, já que ele mesmo considerava sua infância e juventude muito sombria, sob o jugo de uma mãe depressiva. Para ele cada ser humano traz um potencial inato para amadurecer, para se integrar, mas depende para isto de um ambiente facilitador, e foi o que tivemos nesta tarde. Com Carmela Grüne, Jeanne Luz da Silva, Tainá Vidal, Mariana Caldieraro

Fotos em: https://www.artinclusao.com.br/post/artinclus%C3%A3o-em-interc%C3%A2mbio-facilitador

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter