Aprovada suspensão de prazos processuais no final do ano

A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS aprovaram nesta segunda-feira (17/8) a suspensão de todos os prazos, audiências e julgamentos entre 20/12/2015 a 20/01/2016. Também está vedada a publicação de notas de expediente no período.

Durante o julgamento, na sessão administrativa do Órgão Especial nesta tarde, o Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, fez sustentação oral do pedido.

Segundo o relator, Desembargador Francisco José Moesch, a Emenda Constitucional nº 45/2004, que acrescentou o inciso XII ao art. 93 da Constituição Federal, vedou férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau.

O Desembargador afirmou também que a atividade jurisdicional ininterrupta, ainda que de grande importância para a agilização dos trâmites processuais, atingiu sobremaneira a atividade da Advocacia, que também passou a ser ininterrupta, exigindo acompanhamento constante dos processos por parte dos advogados.

Na decisão o relator informa ainda que a Resolução nº 02/2014, do Órgão Especial do TJRS, institucionalizou a suspensão do expediente forense no TJRS entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro. Também o artigo 220, do Código de Processo Civil, que deve entrar em vigor em março deste ano, prevê a suspensão dos prazos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

A suspensão de todos os prazos, audiências e quaisquer outras intercorrências processuais nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro não trará prejuízos para a atividade jurisdicional. Somente ficarão suspensos os prazos e não serão realizadas audiências e julgamentos. Por outro lado, os Advogados, como qualquer trabalhador, poderão planejar seu período de férias e aproveitá-lo de forma tranquila, sabendo que seus clientes não serão prejudicados, afirmou o relator.

Fonte: TJRS

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter