Representantes do IAB participam de atos em defesa da democracia em várias capitais

Sydney Sanches, José Roberto Batochio e Fernando Augusto Fernandes, ao centro da foto, no salão nobre da Faculdade de Direito da USPSydney Sanches, José Roberto Batochio e Fernando Augusto Fernandes, ao centro da foto, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP

 
 

“Os atos ocorridos em todo o País, neste simbólico e já histórico dia 11 de agosto, em defesa ao Estado Democrático de Direito e de amplo rechaço a qualquer hipótese de ruptura institucional, renovou o compromisso do povo brasileiro com a democracia e o respeito ao nosso sistema eleitoral.” A afirmação foi feita pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, que participou nesta quinta-feira (11/8) do ato em defesa da democracia na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

José Roberto Batochio, Fernando Augusto Fernandes, Sydney Sanches e Alberto Toron, na Faculdade de Direito da USP

Ele estava acompanhado de outros dois membros do Instituto, os advogados criminalistas José Roberto Batochio e Fernando Augusto Fernandes. Os três assistiram à leitura das cartas no salão nobre e nas arcadas da faculdade do Largo de São Francisco. O Instituto, que é signatário do manifesto Em Defesa da Democracia e da Justiça e da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros, foi representado também em manifestações em Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). “A presença do IAB em vários estados espelha a nossa tradição de jamais admitir a violação à nossa Constituição. Democracia sempre!”, acrescentou Sydney Sanches.

Carmela Grüne na Faculdade de Direito da UFRGS

A diretora de Comunicação do IAB, Carmela Grüne, discursou nas escadarias da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O IAB está presente porque acredita que é pela formação da consciência crítica que construímos uma perspectiva de futuro melhor, de um povo protagonista com memória social, onde resgatamos no passado a luta daqueles que vieram antes de nós, pessoas que foram assassinadas durante a ditadura, pessoas que tiveram interrompidas as suas trajetórias na luta pela justiça social, por reivindicar o direito à participação efetiva para deliberar destinos comuns. Não há democracia sem diversidade e pluralidade. Não podemos admitir intolerância, discurso de ódio, violência política e ofensa às instituições”, afirmou Carmela Grüne, que também é representante do IAB no Rio Grande do Sul.

Ophir Cavalcante na UnB

Na Universidade de Brasília (UnB), o Instituto foi representado pelo ex-presidente do Conselho Federal da OAB Ophir Cavalcante. “Resistência. Esta é a palavra que define a história da advocacia em nosso País. O IAB, que tenho a honra de representar hoje, é o berço da advocacia e, portanto, da resistência democrática no Brasil. O dia 11 de agosto é de uma simbologia muito grande para o momento em que vivemos, pois é o dia em que se comemora a criação dos cursos jurídicos do Brasil. Celebrá-lo participando de um movimento em defesa da democracia não poderia representar melhor a nossa missão. E isso toma um significado ainda maior quando o fazemos numa Faculdade de Direito como a UnB, envolvendo diferentes gerações de advogados, juristas, estudantes de Direito”, discursou Ophir Cavalcante.

Manoel Severino Moraes de Almeida, Thereza Christine de Albuquerque Nóbrega e Fábio Túlio Barroso na Faculdade de Direito do Recife

O representante do IAB em Pernambuco, Fábio Túlio Barroso, participou das manifestações em Recife acompanhado dos advogados Manoel Severino Moraes de Almeida e Thereza Christine de Albuquerque Nóbrega. Ele definiu o ato na capital pernambucana como “muito lindo e simbólico”. Professor de Direito em duas faculdades, ele disse: “Nos concentramos da Universidade Católica de Pernambuco e, em seguida, saímos em passeata para a Faculdade de Direito do Recife, onde já havia um grupo grande de manifestantes na escadaria. Ali foi lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros. Além disso, foi ratificada a perspectiva de democracia sempre!”.

Armando de Souza, Siro Darlan e Nélio Georgini da Silva na PUC-Rio

O diretor de Relações Institucionais do IAB, Armando de Souza, acompanhado do desembargador Siro Darlan e do consócio Nélio Georgini da Silva, foi das centenas de pessoas que lotaram o pilotis da PUC-Rio nesta quinta-feira, para a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros. Ele relatou: “O ato foi maravilhoso, contou com representações de várias entidades, como ABI, SBPC, CUT, UNE, Clube de Engenharia, Observatório da Democracia, OAB/RJ, Juízes pela Democracia, entre outras. O pilotis da PUC estava lotado. Foi bonito e emocionante. Acho que o povo acordou”.

Fonte IAB Nacional

Picture of Ondaweb Criação de sites

Ondaweb Criação de sites

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Notícias + lidas

Cadastra-se para
receber nossa newsletter